Governo autoriza abertura de concurso para suprir 279 vagas no Hospital Regional
Autorização chega nove anos depois do último concurso e dias após abertura de inquérito para apurar deficit
Decreto publicado hoje no Diário Oficial do Estado autoriza a realização de concurso público para preencher 279 vagas no Hospital Regional. O aval chega dias depois da abertura de inquérito civil do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que apura a insuficiência de médicos plantonistas do setor de cirurgia geral na instituição.
A autorização foi publicada nove anos depois do último concurso realizado no Hospital Regional, em 2014.
No anexo, consta que são 279 vagas para profissionais de serviços hospitalares e técnicos. Entre as funções, está prevista a contratação de 44 médicos, 30 enfermeiros, 10 farmacêuticos, 52 técnicos de enfermagem, além de assistente social, fonoaudiólogo, técnico em radiologia, auxiliar de lavandeira e outros.
A realização do concurso ficará ao encargo da SAD (Secretaria Estadual de Administração), em conjunto com a SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Funsau (Fundação Serviços de Saúde de MS).
O edital ainda será lançado, com atribuições da comissão organizadora e, depois, o com as informações do concurso, como data das provas, escolaridade profissional exigida, etapas e validade do concurso.
Apuração – A falta de profissionais chegou ao Ministério Público em novembro do ano passado após denúncia de que a ausência de cirurgião no Pronto-Socorro acabava interferindo no trabalho de outros médicos e, no fim das contas, nos atendimentos.
O HR informou que houve redução do quadro por aposentadorias, morte por covid-19 e até mesmo médicos que contraíram a doença e ficaram afastados por sequelas.
Depois de cobrar informações do HR sobre os atendimentos e soluções para fechar a escala, a promotora Daniella Costa da Silva abriu o inquérito no dia 9 de maio deste ano.
A reportagem entrou em contato com assessoria do HR e a informação é que o concurso foi aberto para suprir o deficit do quadro de pessoal. Preliminarmente, a previsão é que os aprovados desse concurso serão chamados até outubro de 2023, porém, não foi repassado quando o edital será lançado.