Governo decide fechar fronteiras com o Paraguai e com a Bolívia
Decisão foi adotada nesta quinta-feira e envolve mais seis países vizinhos ao Brasil
O Brasil decidiu fechar a fronteira com os dois países vizinhos a Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia, segundo portaria desta quinta-feira (19). Ao todo, medida vale para 8 países. Os outros são Argentina, Colômbia, Guiana Francesa, República Cooperativa da Guiana, Peru e Suriname.
O prazo, conforme o Portal G1, é de 15 dias. Está vetada, nesse período, a entrada de estrangeiros desses países, como medida de contenção ao avanço no novo coronavírus.
A decisão foi determinada em portaria que será publicada nesta quinta-feira (19). O governo informou ainda que será feita uma determinação específica para o Uruguai.
Execções - Além de brasileiros natos ou naturalizados, também estão liberados para entrar no Brasil, ainda conforme a informação publicada pelo G1:
Em Mato Grosso do Sul, a faixa de fronteira seca é de 500 quilômetros com o Paraguai e a Bolívia é dividida por uma rua com a cidade de Corumbá, além do Rio Paraguai.
O Paraguai já havia adotado medidas de restrição de circulação de pessoas, para conter o avanço da doença.
A medida não vale para:
- imigrantes com autorização prévia de residência definitiva;
- profissionais estrangeiros em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado;
- funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro;
O tráfego de residentes nas chamadas cidades gêmeas, “com linha de fronteira exclusivamente terrestre”, também não sofrerá restrições.