ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Governo destina R$ 650 mil para estudos sobre turismo em Bonito

Edital para seleção de entidade prevê elaboração de plano para atrair investimentos e diversificar a economia

Por Maristela Brunetto | 16/04/2024 11:11
Governo quer estudo sobre potencial econômico do principal destino turístico do Estado (Foto: Prefeitura de Bonito)
Governo quer estudo sobre potencial econômico do principal destino turístico do Estado (Foto: Prefeitura de Bonito)

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, publicou edital para selecionar uma OSC (Organização da Sociedade Civil) para elaboração de plano de negócios e captação de investidores para o município de Bonito e região. O prazo para apresentação de propostas começou hoje e se encerra em 17 de maio, com a previsão de destinação de R$ 650 mil, que deve ser utilizado ao longo de um ano.

O chamamento público, modalidade de seleção adotada, define que a entidade escolhida deverá utilizar os recursos para “despesas com a elaboração de análise das potencialidades, vocações e viabilidades do município e região, proposição de segmentos econômicos mais apropriados para a área do trabalho, indicação de ameaças e riscos aos novos investimentos, análise das tendências de mercado e os setores de oportunidade, elaboração de 'Master Plan', desenvolvimento de ações de promoção e captação de investidores para a região da Serra da Bodoquena, incluindo a criação de material institucional, realização de road shows para a promoção das oportunidades levantadas e a participação em eventos com o objetivo de captação de investidores”.

O prazo para desenvolver todas essas atribuições é de um ano, a contar de junho. Na seleção, foram definidos vários critérios, com peso maior para a existência de governança e o domínio da realidade turística local. Os interessados deverão enviar a proposta à Fundação de Turismo, na Avenida Afonso Pena, 7000.

Bonito tem se consolidado como um dos principais destinos do ecoturismo do país, com 313,3 mil turistas no ano passado e cerca de 900 mil visitas a atrativos. Foi o maior número desde que se iniciou o levantamento, em 2015.

O Governo tem convênio com a Associação Bonito Turismo e Cultura- Bonito Convention & Visitors Bureau desde 2018 para levantamento mensal de dados do fluxo de visitantes na cidade. Os balneários e as experiências de flutuação lideraram o ranking entre as 11 modalidades de atrativos monitoradas.

Neste ano, os turistas passam a contar com uma nova rota de acesso, a MS-345, conhecida como "Estrada do 21", que foi pavimentada. A rodovia liga os municípios de Anastácio e Bonito, passando pelo distrito de Águas de Miranda, localidade que a prefeitura da cidade pretende apostar para a pesca esportiva.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias