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Cidades

Governo fará túnel para hexatrens atravessarem rodovia

Obra ocorrerá na região de Ribas do Rio Pardo, com valor estimado em R$ 8,7 milhões

Por Maristela Brunetto | 30/10/2024 12:30
Maior caminhão para transporte de madeira, ele irá circular mais próximo à região central do Estado (Foto: Volvo)
Maior caminhão para transporte de madeira, ele irá circular mais próximo à região central do Estado (Foto: Volvo)

 A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), do governo estadual, lançou licitação com valor estimado de R$ 8.780.957,26 para a construção de uma passagem, ou túnel, para que caminhões de grande porte, os chamados hexatrens, possam atravessar a rodovia estadual MS-338, levando eucalipto para empresas de celulose da região leste do Estado. Esses veículos maiores passarão a se tornar mais comuns, atendendo as empresas por ampliar a capacidade de transporte de matéria-prima para as indústrias, com condição de levar 200 toneladas de madeira.

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A Agesul lançou uma licitação de R$ 8.780.957,26 para a construção de um túnel na rodovia MS-338, visando facilitar a passagem de hexatrens, caminhões de grande porte que transportam até 200 toneladas de eucalipto para indústrias de celulose. A obra é parte de um esforço para melhorar a logística na região leste de Mato Grosso do Sul, onde a Suzano e outras empresas investem na produção de celulose. A nova estrutura busca garantir uma travessia segura, reduzindo riscos de acidentes e preservando a vida útil da rodovia, enquanto o estado recebeu financiamento do BNDES para aprimorar as estradas locais.

O edital da licitação, publicado hoje (30), aponta que o critério de escolha será o menor preço, devendo ser as propostas apresentadas no dia 26 de novembro. A localização exata da intervenção de passagem na rodovia é a região de entrada da BR-060 com a MS-357. A MS-388 é uma rodovia ainda em pavimentação. Ela vai ligar Camapuã a Ribas do Rio Pardo, com 111,5 quilômetros de extensão, tendo começado na região de Camapuã. No começo do ano passado, o governo informou que a primeira metade envolveria investimentos de  R$ 120,1 milhões e outros 132,5 milhões seriam para o trecho que chegará em Ribas.

A Suzano, que tem uma fábrica em Três Lagoas e ativou outra em Ribas do Rio Pardo em julho, informa em seu site que utiliza 25 hexatrens, que são composições com seis semirreboques, consideradas as maiores do mundo para esse tipo de transporte. A companhia aponta que o aumento da quantidade em um único veículo favorece a logística e também tem um papel ecológico, com redução de emissão de carbono na natureza com o transporte

Obra da MS-338, que abrirá acesso pavimentado entre Ribas e Camapuã (Foto: Arquivo Governo MS/ Edemir Rodrigues)
Obra da MS-338, que abrirá acesso pavimentado entre Ribas e Camapuã (Foto: Arquivo Governo MS/ Edemir Rodrigues)

A empresa tem no Estado 457 mil hectares de florestas plantadas, algumas estão em cidades mais distantes da nova fábrica, de Ribas, mas revelou o plano de concentrar a matéria-prima em áreas próximas à fábrica.

Os veículos são utilizados para transporte fora de rodovias, em áreas de fazenda. A fabricante, Volvo, divulga em seu site que o uso já é uma tradição para a empresa, desde a unidade de Três Lagoas, há mais de dez anos.

Segundo a fabricante, o conjunto possui capacidade para transportar até 200 toneladas, um aumento de 127% em relação aos tritrens e de 27% em relação aos pentatrens.

Conforme a Agesul, na MS-338 já existe uma passagem para hexatrem, mas surgiu a necessidade de mais uma estrutura para garantir a travessia segura do eucalipto até a fábrica, evitando risco de acidente. O órgão também informa que, com o uso das estradas internas, há preservação da vida útil da rodovia.

A região leste de Mato Grosso do Sul concentra investimentos bilionários na produção de eucalipto e fabricação de celulose. Além de quatro plantas já ativas, o Estado ainda receberá uma unidade da Arauco, em Inocência, e recentemente foi anunciada uma planta em Água Clara. O Estado obteve recentemente do BNDES financiamento de R$ 2,3 bilhões para investimentos em estradas, com ênfase na região das empresas, para melhorar as opções de transporte de pessoas e produtos.

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