ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Grupo Delta prevê construir usinas térmicas a gás natural na Capital

Projetos já têm licenças ambientais aprovadas para construção

Por Caroline Maldonado | 17/11/2024 17:36
Usina Termelétrica de Três Lagoas (Foto: Agência Petrobras)
Usina Termelétrica de Três Lagoas (Foto: Agência Petrobras)

O Grupo Delta Energia tem licenças ambientais aprovadas para a construção de duas usinas térmicas a gás natural em Campo Grande. O mesmo grupo anunciou em agosto deste ano o fechamento de um contrato com a Galp, empresa portuguesa de energia, para o fornecimento de 1,1 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia à usina termelétrica William Arjona, que fica na Capital.

O Grupo Delta Energia iniciou as atividades como comercializadora de energia em 2001 e ao longo dos anos diversificou a atuação, operando em diversas frentes e atendendo desde o varejo até grandes consumidores.

O acordo da Delta com a Galp terá duração de 18 meses e prevê que o combustível seja movimentado pela rede da distribuidora da MSGás (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul). Com capacidade instalada de 190 megawatts (MW), a usina William Arjona permite abastecer, por exemplo, 50% de uma cidade do porte de Campo Grande quando em operação total.

A planta, localizada às margens da BR-060, foi adquirida pela Delta Energia em 2019 e retomou suas operações em 2021, durante a crise hídrica que afetou o Brasil. O contrato com a Galp tem o objetivo de garantir a continuidade das atividades operacionais da termelétrica e possibilitar o atendimento de consumidores no mercado livre de gás, como empresas dos setores de siderurgia, celulose e petroquímica.

Recentemente, o grupo captou R$ 250 milhões para a construção de usinas solares em outras regiões. A Delta estuda novas captações desde que vença alguns leilões do setor nos próximos meses.

As operações serão de responsabilidade da corretora de valores brasileira XP Investimentos. A informação sobre as licenças para construção na Capital foi revelada pelo jornalista Pedro Gil na coluna Radar Econômico, que publica análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias