Delta fecha contrato de gás com gigante portuguesa para usina em MS
Acordo terá duração de 18 meses e prevê que o combustível seja movimentado pela rede da MSGás
A Delta Energia anunciou nesta segunda-feira (12) o fechamento de um contrato com a Galp, empresa portuguesa de energia, para o fornecimento de 1,1 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia à usina termelétrica William Arjona, localizada em Campo Grande.
O acordo, que terá duração de 18 meses, prevê que o combustível seja movimentado pela rede da distribuidora da MSGás (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul). Com capacidade instalada de 190 megawatts (MW), a usina William Arjona permite abastecer, por exemplo, 50% de uma cidade do porte de Campo Grande quando em operação total.
A planta, localizada às margens da BR-060, foi adquirida pela Delta Energia em 2019 e retomou suas operações em 2021, durante a crise hídrica que afetou o Brasil. O contrato com a Galp tem o objetivo de garantir a continuidade das atividades operacionais da termelétrica ainda possibilitar o atendimento de consumidores no mercado livre de gás, como empresas dos setores de siderurgia, celulose e petroquímica.
“Ao adquirir gás natural para o consumo da termelétrica, também abrimos a possibilidade de atender outras demandas do mercado livre de gás, o que nos dá uma flexibilidade operacional significativa. Conseguimos adaptar nossos serviços tanto para pequenas indústrias quanto para grandes operações, e ainda temos a capacidade de absorver demandas para exportação de energia, o que é essencial em um mercado tão dinâmico como o nosso”, afirmou Alessandro Di Domenic, presidente da Delta Geração.
Em março de 2023, a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) autorizou a Delta Comercializadora de Gás, uma subsidiária do grupo, a importar até 1 milhão de metros cúbicos por dia de gás natural da Argentina e da Bolívia, além de negociar a compra de GNL (Gás Natural Liquefeito) de diversos países e movimentar 912.500 metros cúbicos por ano por transporte marítimo. A autorização reflete a estratégia de expansão da Delta no mercado de gás natural, que inclui a venda para grandes consumidores industriais e concessionárias de distribuição em todo o país.
Fornecedora portuguesa - A Galp é um conglomerado português atuante no setor de energia, que inclui a Petrogal e a Gás de Portugal. Como um grupo integrado, suas operações abrangem desde a exploração e produção de petróleo e gás natural, até a refinação e distribuição de derivados de petróleo, além da distribuição e comercialização de gás natural e a geração de energia elétrica.
Atualmente, a Galp está entre as maiores empresas de Portugal, controlando aproximadamente 50% do mercado de combustíveis no país e possuindo toda a capacidade de refino disponível em território nacional.