ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 27º

Política

Governador recebe comitiva do Paraguai para discutir novo gasoduto em MS

País vizinho quer conectar gás natural da Argentina ao Brasil

Por Fernanda Palheta | 06/08/2024 08:53
Governador Eduardo Riedel (PSDB) discursando durante evento (Foto: Henrique Kawaminami)
Governador Eduardo Riedel (PSDB) discursando durante evento (Foto: Henrique Kawaminami)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) recebe na manhã desta terça-feira (6), uma comitiva paraguaia para discutir uma nova fonte de gás natural para Mato Grosso do Sul. O novo gasoduto irá conectar a Argentina ao Brasil, passando pelo Chaco do Paraguai. A reunião acontece às 9h.

A Bolívia, importante fornecedor de gás para Brasil, tem registrado declínio da produção. A redução do volume de gás natural produzido na Bolívia produz impactos econômicos desde agosto em Mato Grosso do Sul, que é um dos principais canais de distribuição.

No ano passado, o Governo do Estado deixou de arrecadar R$ 100 milhões em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), devido à queda da internalização de gás.

Para que a alternativa paraguaia seja viável é necessário um adicional de 400 km de gasoduto que ligaria Carmelo Peralta, na fronteira Paraguai-Brasil, a Mato Grosso do Sul. A opção do Paraguai ainda ajudaria o Brasil a fornecer energia para a fábrica de fertilizantes em Três Lagoas.

Com a obra 81% pronta, mas parada desde 2014, a UFN 3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III) tem previsão de retomada do projeto em dezembro. A previsão é que a fábrica consuma cerca de 2,5 milhões de m³ (metros cúbicos) de gás natural por dia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias