Lugar que concentra sedes dos 3 poderes é o pior exemplo de respeito às leis
Parque dos Poderes deveria dar exemplo, mas exibe show de infrações no trânsito, a começar pelo estacionamento
Por Kamila Alcântara | 22/05/2024 18:35
Lugar que deveria ser exemplo de respeito à lei virou terra de ninguém em Campo Grande. No Parque dos Poderes, o show de infrações começa pelo trânsito. Veículos estacionam em cima dos gramados e pedestres relatam abusos de velocidade durante a semana. O Campo Grande News registrou diversos carros com as rodas quase nas pistas de caminhadas, nesta quarta-feira (22), ao longo da avenida que abrange as sedes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
A região acaba de ser revitalizada, mas já é possível ver o desgaste no meio-fio e na vegetação que margeia as pistas de caminhada. Por ser sede dos poderes, a segurança deveria ser visível, mas no tempo que a reportagem ficou no local, nenhum policiamento de trânsito foi encontrado.
A advogada Maria Solange, de 56 anos, caminha todo fim da tarde pela região e acredita que precisa ser reforçada a fiscalização de trânsito, para monitorar o mau comportamento dos condutores.
“Pela manhã, no horário de pico, sempre tem viaturas em fiscalização aqui e durante os finais de semana. Mas em dias de semana a noite principalmente, os motoristas abusam mesmo da velocidade. Fazem a curva correndo, dá até medo de capotar e atingir outras pessoas”, relata Maria.
Até veículo oficial, de prefeituras, não ligam para as regras de estacionamento. Caminhonete do município de Costa Rica era um dos exemplos do desrespeito, parada sobre a grama em frente ao prédio da Governadoria,
O servidor público José Roberto Camargo, de 78 anos, confirma que à noite ninguém respeita as regras de trânsito pelas ruas do Parque. “Pela manhã vemos a Cavalaria passar, mas já fiquei até mais tarde e sinto que falta segurança em todos os sentidos. Ainda não aconteceu nada de grave, mas é importante aumentar o policiamento antes que aconteça. Já os motoristas, parece que só estão respeitando os bichos porque é bonito fazer vídeo”, opina José.
Há quem pense diferente do José. O fotógrafo Fabrício Barreto, de 39 anos, acha que nem os animais silvestres estão sendo respeitados e, menos ainda, quem caminha por ali. “Os condutores não são capazes de respeitar a faixa de pedestre, não dão preferência e ainda atropelam os bichos. As campanhas de conscientização precisam continuar”, defende.
É importante destacar que a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) realiza ações esporádicas na região, como interdição de vias para obras e eventos esportivos. Porém, por se tratar de um reduto do Poder Estadual, as fiscalizações são realizadas pelo BPMTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) e do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
A reportagem questionou o Detran sobre as fiscalizações na área e principais infrações registradas, mas até o fechamento da reportagem não teve retorno.
É também de responsabilidade do Departamento o Projeto Amigos do Parque, que acontece todos os sábados, domingos e feriados, entre às 7h e às 19h, com a interdição de uma das pistas para uso exclusivo da população.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.