MS conta com 300 leitos de UTIs disponíveis para tratar coronavírus
O mapa hospitalar divulgado conta com os leitos disponíveis na rede pública e privada do Estado
O governo estadual atualizou o número de leitos disponíveis para tratamento do coronavírus, em Mato Grosso do Sul. São 300 de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), contando os hospitais públicos e privados, assim como os leitos que estão em ampliação. Se somar com os (leitos) clínicos, chega-se ao número de 1460.
Em relação aos leitos de UTI, são 157 adultos e 06 pediátricos, além de mais 216 (adultos) e 03 (pediátricos) que estão em ampliação . Já em relação aos (leitos) clínicos se têm disponível para enfrentar o coronavírus: 674 adultos, 157 pediátricos, assim como mais 316 (adultos) e 13 (pediátricos) que estão em ampliação.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), em entrevista exclusiva, declarou ontem (23) que as lotações dos leitos em Mato Grosso do Sul será sua condição para tomar medidas mais drásticas de isolamento, revelando inclusive o percentual de 70% (lotação), para a tomada de providências.
Com 1,4 mil leitos disponíveis (clínicos e UTIs), se chegar por exemplo a lotação de 980, o governador disse que pode até optar pelo "lockdowm", que é a proibição total de circulação das pessoas, mantendo apenas os serviços essenciais, como segurança e saúde.
Esta mensagem também está sendo enfatizada pela equipe de saúde, que insiste na importância de ampliar o índice de isolamento no Estado, para não proliferar a doença. No último boletim divulgado, foram confirmados 186 casos de coronavírus, com 18 pacientes internados, 9 em leitos de UTIs da rede pública e 9 (leitos UTIs) em hospitais privados.