MS é o segundo estado com maior número de casos de câncer bucal
Estimativa é que em 2021, Mato Grosso do Sul registre ao menos 220 casos da doença
O câncer de boca anualmente afeta milhares de pessoas no País. Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) apontam que Mato Grosso do Sul é o segundo Estado com maior incidência da doença na região Centro-Oeste, ficando apenas atrás de Goiás.
A doença pode afetar várias estruturas anatômicas como: lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), orofaringe e a região embaixo da língua. Os principais sintomas são o aparecimento de feridas, que não cicatrizam em até 15 dias, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios, dificuldade para falar, mastigar ou engolir, entre outras.
Segundo o instituto, a estimativa é que, em 2021, sejam registrados ao menos 220 novos casos de câncer de cavidade oral em MS, sendo 80 deles só em Campo Grande e 170 casos diagnosticados em homens.
Com isso, o Conselho Regional de Odontologia realiza nesta sexta-feira (5), o Dia D da campanha de prevenção ao câncer bucal. O evento será realizado na Praça Ary Coelho, das 8h às 16h, com triagem de lesões bucais e orientações à população.