MS tem estoque de 21,5 mil testes para atender pacientes suspeitos
Governo estadual divulgou que por enquanto o estoque de testes é suficiente para atender a demanda local
O governo estadual divulgou que tem no momento um estoque de 21,5 mil exames para coronavírus e que por isto avalia que dispõe de volume suficiente para atender a demanda de casos suspeitos, em Mato Grosso do Sul.
Para se chegar a este volume, o governo estadual, por meio da Casa Militar, Secretaria Estadual de Saúde e Fiocruz, recebeu mais de 10 mil testes (RT PCR) na semana passada, o que reforçou o estoque dentro do Estado.
De acordo com o diretor do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), Luiz Henrique Ferraz, o número de testes é considerado “suficiente” para atender no momento os casos em Mato Grosso do Sul, caso não haja um aumento expressivo diário. Ele ressaltou que a média diária exames liberados no Laboratório é por volta de 50 a 70.
“Já na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que atende a demanda do Drive Thru, é de 50 exames ao dia. Por isso, estamos otimistas com a chegada dos 10 mil exames”, disse ele. Segundo o diretor, desde o começo da pandemia no Estado já foram feitos 2.091 testes no Laboratório.
Ele também destaca que por enquanto não há fila de espera para exames na unidade. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, também descreveu que os testes chegaram no momento adequado. “Fizemos a operação para ir até o Rio de Janeiro, na Fiocruz, e conseguimos os exames. Isso nos dá um certo alívio”.