MS terá 2.100 vagas para emissão do novo RG em novembro
Quem ainda não conseguiu trocar o documento pode tentar no próximo mês; oferta é feita diariamente
Quem ainda não conseguiu fazer o novo RG poderá tentar no mês de novembro. A Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça de Segurança Pública) abriu 1.300 vagas diárias para atendimento no interior do Estado e 800 vagas diárias na capital para o mês de novembro.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Sejusp (Secretaria de Justiça de Segurança Pública) abriu mais de 2.100 vagas diárias para emissão do novo RG no mês de novembro, com 1.300 vagas no interior do Estado e 800 na capital, além de 750 agendamentos adicionais às sextas-feiras no Shopping Pátio Central. A emissão da 1ª via é gratuita e o agendamento online pode ser feito através do link disponível no site. A nova carteira, com QR Code e código MRZ, visa maior segurança e inclusão, eliminando a distinção entre nome social e registro civil e o campo de sexo.
A pasta informou que além das ofertas diárias, o Instituto de Identificação da Polícia Científica disponibilizou mais 750 agendamentos adicionais, oferecidos todas as sextas-feiras, no Posto de Identificação do Shopping Pátio Central, em Campo Grande.
Em dezembro, a previsão é de aproximadamente 2.100 vagas diárias para todo o Estado. A Sejusp ressaltou que o serviço de agendamentos vai respeitar os recessos de fim de ano nos postos de identificação que funcionam em prédios municipais.
A emissão da 1º via é gratuita e os atendimentos presenciais são realizados no posto indicado pelo próprio site da Sejusp. Clique nesse link para fazer o agendamento. Veja o passo a passo a seguir.
Mudanças - A nova carteira de registro civil tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Com ela, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por Estado, além do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
A identidade conta, ainda, com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.
Outra alteração é para tornar o registro mais inclusivo e representativo. O novo documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. O nome usado será o declarado no ato da emissão. A carteira de identidade também será impressa sem o campo referente ao sexo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.