ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  17    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Mutirão vai fazer cirurgias de catarata em 210 indígenas de Miranda

Farão a operação nos olhos moradores de nove aldeias, segundo a Secretaria Estadual de Saúde

Por Cassia Modena | 17/10/2024 11:45
Mulher indígena é examinada durante triagem na Aldeia Cachoeirinha (Foto: Álvaro Rezende/Governo de MS)
Mulher indígena é examinada durante triagem na Aldeia Cachoeirinha (Foto: Álvaro Rezende/Governo de MS)

Mutirão de cirurgias que a SES (Secretaria Estadual de Saúde) promove desde o ano passado, o "MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila" vai atender indígenas de nove aldeias de Miranda entre 21 e 23 de outubro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O programa "MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila" da SES (Secretaria Estadual de Saúde) de Mato Grosso do Sul está realizando um mutirão de cirurgias oftalmológicas para indígenas em nove aldeias de Miranda. A iniciativa, que já operou mais de 24 mil pessoas em outras áreas, visa reduzir a fila de espera por cirurgias, principalmente as acumuladas durante a pandemia de Covid-19, e evitar processos judiciais. Para facilitar o acesso, a equipe médica realizou triagem e exames nas aldeias, com foco em identificar pacientes com catarata. O programa, que conta com recursos do Governo de Mato Grosso do Sul e do Governo Federal, tem como meta atender quase 50 mil pessoas no estado.

A informação foi divulgada ontem (16) no site da pasta. Segundo a publicação, 210 indígenas serão operados no Hospital Municipal de Miranda.

Antes de marcar as cirurgias, médicos examinaram moradores das comunidades para identificar quem tem a doença oftalmológica, que deixa a visão opaca. Mais de 300 foram reunidos na Aldeia Cachoeirinha para triagem.

Segunda fase - O programa estadual tem o objetivo de acelerar a realização de cirurgias represadas, principalmente durante a pandemia de covid-19, e evitar demandas judiciais movidas por pacientes. Ele está em sua segunda fase, segundo a SES.

Superintendente de gestão estratégica da SES e responsável pelo "MS Saúde", Maria Angélica Benetasso explica que a pasta se aproxima mais das comunidades nesta etapa. “Para facilitar o acesso, decidimos fazer a triagem, exames e atendimentos dentro da aldeia Cachoeirinha, onde fomos recebidos muito bem. Foi importante porque são pacientes que têm dificuldades na locomoção", citou.

Até agora, o programa realizou 24.105 cirurgias, sendo 15.447 oftalmológicas, 1.447 ortopédicas, 447 vasculares, 441 de vias aéreas, 5.274 gerais e 1.049 cirurgias de aparelho geniturinário. Os dados são da secretaria.

Ele conta com R$ 45 milhões em recursos do Governo de Mato Grosso do Sul, mais aproximadamente R$ 17 milhões do Programa Nacional de Redução das Filas do governo federal. A meta é atender quase 50 mil pessoas no Estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias