"Nem SP, RJ ou Miami, não tem pra onde ir atrás de UTI", alerta Geraldo
Cenário é crítico que nem dinheiro pode levar paciente com covid-19 a ter vaga em UTI em MS, SP ou RJ
Dinheiro não compra vaga em UTI. Foi este o recado passado na manhã de hoje pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, ao falar do colapso que a saúde no Estado está prestes a entrar. Com número recorde de internações por covid-19 e fila de espera para vaga em UTI e até em enfermaria, Geraldo diz que "não tem para onde correr".
"Não adianta mandar pra São Paulo quem tem dinheiro, porque não tem vaga em São Paulo. Quem é milionário, não tem vaga em Miami. Não tem como ir para o Rio de Janeiro, não tem vaga nem em rede pública nem em rede privada. Não tem pra onde correr".
O secretário praticamente desenha a realidade de UTI's de covid-19 em todo País. Em Mato Grosso do Sul, até a manhã de hoje tinham seis pessoas aguardando para ir para a unidade de terapia intensiva e um paciente para enfermaria. Todos com covid-19.
Recorde de internações - Em menos de uma semana, o Estado quebrou recorde de internados pela terceira vez. Nas últimas 24h foram 725 pacientes hospitalizados por conta do coronavírus em hospitais públicos e privados.
"Vivemos o pior cenário da epidemia no País e no Mato Grosso do Sul. Hoje atingimos o topo, durante todo o início da pandemia, em internações hospitalares. Temos 725 sul-mato-grossenses internados", reforçou Geraldo Resende.
No boletim de hoje, a Secretaria Estadual de Saúde também informou que, são 22 óbitos registrados apenas nas últimas 24 horas, o que eleva o total de mortes para quase 3,5 mil, além de 884 infectados. Na última semana, a média tem sido de 20,1 mortes por dia.
Contrariando as recomendações do próprio secretário estadual, que pedia que o Governo do Estado adotasse medidas mais rígidas e decretasse o toque de recolher para 20h, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) só anunciou que as aulas da rede estadual serão todas remotas, sem mais presença dos alunos nas escolas no esquema de sistema híbrido.