OAB alerta sobre golpe que pede dinheiro para liberar precatório
A entidade cobra rápida apuração dos fatos e cuidado com informações sensíveis
A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou alerta sobre golpe envolvendo escritórios de advocacia em Mato Grosso do Sul. Por meio do aplicativo WhatsApp, o golpista comunica sobre uma suposta autorização de processo que se encontra em fase de pagamento. Mas é preciso que o cliente repasse dinheiro para a liberação de precatório.
“Adverte-se a necessidade de todos se manterem alertas, bem como alertarem seus clientes, para que não se repassem dados sensíveis ou valores sem a confirmação da vericidade dos contatos. A OAB/MS cobrará rápida apuração dos fatos para que se garanta a necessária segurança da relação advocatícia com seus constituintes”, informa o comunicado da entidade.
Na última quarta-feira (dia 26), Boletim de Ocorrência registrado na Depac Centro (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) detalha um dos golpes. Três clientes foram contatados por mensagem, com pedido de antecipação de valores.
No mês de setembro, clientes do escritório de advocacia Lacerda, em Campo Grande, perderam pelo menos R$ 30 mil em golpes aplicados por bandidos do Estado do Ceará. Investigação particular do escritório descobriu a origem dos golpistas, com envio das informações para a Polícia Civil.
Precatório é requisição de pagamento de uma quantia certa feita ao ente público (União, Estado, município, suas autarquias ou fundações), em virtude de decisão judicial definitiva e condenatória, que possibilita à pessoa vitoriosa receber o crédito da condenação.