ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 13º

Cidades

Obra da Ponte Bioceânica avança dos dois lados e chega a 43,6% de conclusão

A ponte terá extensão aproximada de 1.294 metros, dividida em três trechos

Por Izabela Cavalcanti | 23/01/2024 09:03
Obra sendo executada na ponte da Rota Bioceânica (Foto: Divulgação MOPC / Toninho Ruiz)
Obra sendo executada na ponte da Rota Bioceânica (Foto: Divulgação MOPC / Toninho Ruiz)

A construção da ponte sobre o Rio Paraguai está com 43,6% das obras concluídas, segundo o MOPC (Ministério das Obras Públicas e Comunicações). A ponte ligará as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta (no Paraguai).

Atualmente, o trabalho desenvolvido está nas lajes dos viadutos de acesso e na fabricação de pré-lajes que vão sobre as vigas já montadas. Também já está sendo alcançado o estágio de reforço dos dois postes do lado paraguaio, que serve para estabilizar e reforçar a estrutura e distribuir a carga de forma mais equilibrada neste tipo de obra.

No dia 19 de dezembro de 2023 foi assinada a ordem de serviço para início da obra que vai dar acesso à ponte, no lado brasileiro.

“A Rota Bioceânica significa um novo caminho para os mercados de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Com acesso aos mercados asiáticos, China, Japão, Coreia do Sul, Índia, entre outros. Este acesso saindo pelo (Oceano) Pacífico se torna mais perto e assim novos produtos serão mais competitivos. Além de proporcionar integração com os povos da América do Sul”, disse o governador Eduardo Riedel.

Na segunda-feira (22), o governador recebeu a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para discutir os avanços da concretização da Rota Bioceânica.

Na ocasião, Riedel também foi convidado a acompanhar, com a comitiva da União, as visitas previstas para começarem em março.

Estrutura - A ponte terá extensão aproximada de 1.294 metros, dividida em três trechos. Dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio e uma corresponderá à parte estaiada, medindo 632 metros, com vão central de 350 metros.

A obra será viabilizada pela União e terá o investimento de R$ 472,4 milhões, prevista para um prazo de 26 meses.

Além disso, será pavimentado um trecho de 13 km ligando a BR-267, em um contorno rodoviário em Porto Murtinho até Carmelo Peralta. Também está previsto a construção de um centro aduaneiro e um trabalho de terraplanagem, para um acesso elevado à ponte.

O Consórcio PYBRA é responsável pela construção da ponte, que é financiada pela Itaipu Binacional. O Consórcio é formado pelas empresas Tecnoedil SA, Paulitec e Construtora Cidade, e a obra é gerida pelo Consórcio Prointec, sob a gestão do MOPC.

Dos cinco corredores internacionais previstos para ligar os estados brasileiros a países sul-americanos e ao mercado asiático, a Rota Bioceânica será a primeira a ser entregue.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias