ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Política

Riedel e Simone discutem implantação da Rota Bioceânica e avanço nas obras

A ministra convidou o governador para visitar os países sul-americanos que compõem a Rota

Por Jackeline Oliveira | 22/01/2024 11:55
Ministra Simone Tebet (MDB) mostrando mapa para o governador Eduardo Riedel (PSDB) durante encontro na Governadoria (Foto: Saul Schramm)
Ministra Simone Tebet (MDB) mostrando mapa para o governador Eduardo Riedel (PSDB) durante encontro na Governadoria (Foto: Saul Schramm)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) se reuniu na manhã desta segunda-feira (22) com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), para discutir a implantação da Rila (Rota de Integração Latino-Americana), que começa em Mato Grosso do Sul, ligando o Brasil ao mercado asiático via Oceano Pacífico.

De acordo com Riedel, a Rota Bioceânica vai proporcionar não só o acesso mais rápido ao mercado asiático, como também a integração com povos da América do Sul.

“A Rota Bioceânica significa um novo caminho para os mercados de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Com acesso aos mercados asiáticos, China, Japão, Coreia do Sul, Índia, entre outros. Este acesso saindo pelo Pacífico se torna mais perto e assim novos produtos serão mais competitivos. Além de proporcionar integração com os povos da América do Sul. Ao todo, são R$ 711 milhões que serão investidos no Estado”, disse o governador.

No encontro, a ministra apresentou para o governador o “roadshow”, ela vai liderar neste ano a dimensão prática da integração sul-americana. Simone é responsável por tirar do papel as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Integração, que prometem criar novas rotas entre o Brasil e países vizinhos, como a Rota Bioceânica.

A ministra já está preparada com mapas e um calendário de viagens com o objetivo de apresentar os projetos que devem começar em fevereiro.

Tebet aproveitou a visita ao governador sul-mato-grossense para acompanhar a comitiva federal nas visitas realizadas aos países que integram a Rota Bioceânica, apresentou os cronogramas dos projetos e garantiu o investimento de R$ 44 bilhões, já previstos no Novo PAC, que foi anunciado em setembro de 2023.

“Vim mostrar para o governador como estão as demandas. Os pleitos, pedidos, feitos no ano passado estão todos em processo. Começamos o ano com um cronograma, e da mesma forma como fui convidada para estar nos países que fazem parte da Rota, Paraguai, Argentina e Chile, vim também convidar o governador para me acompanhar”, diz Tebet.

Há também uma previsão de visita ao Paraguai em março, além disso, a ministra passará em todos os onze estados brasileiros que fazem fronteira com países da América do Sul.

“Nós colocamos no organograma do Ministério quatro meses para andar todos os onze estados de fronteira. Eu começo agora o 'roadshow', do Amapá até o Rio Grande do Sul, passando por Mato Grosso do Sul. E vou, também, fazer todos os países da América do Sul que estão relacionados a cinco rotas de integração. A primeira, que vai realmente poder ser inaugurada, vai ser a Rota Bioceânica, fora do Sul que já existe e precisa ser adequada”, finalizou a ministra.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias