ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  07    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Para incentivar emissão, Riedel tira nova Carteira de Identidade

Acompanhado da primeira-dama, gestor destaca que serviço é gratuito à população

Por Gustavo Bonotto | 17/01/2024 14:29
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), durante a coleta de digitais para a emissão do novo registro geral. (Foto: Saul Schramm/GovMS)
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), durante a coleta de digitais para a emissão do novo registro geral. (Foto: Saul Schramm/GovMS)

Para estimular a adesão ao novo modelo de Registro Geral, emitido de graça em Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel (PSDB) publicou o passo a passo da emissão do documento nas redes sociais, durante a manhã desta quarta-feira (17).

Acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel, o gestor estadual foi até a unidade do Fácil do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. "É rápido e totalmente eletrônico, além de valer para todo o território nacional. O novo RG é gratuito, não paga. Todo dia 29 abre novo agendamento no portal oficial", disse.

Riedel destacou que novamente Mato Grosso do Sul sai na frente para oferecer um serviço essencial à população. “A pessoa vem no horário marcado e pode atualizar seu documento. Uma evolução que temos no país, e o Estado já disponibiliza este serviço para população”, concluiu.

As vagas de janeiro já foram preenchidas, conforme noticiou o Campo Grande News. Os cidadãos, no entanto, têm o prazo de 10 anos para fazer a troca do antigo modelo para o novo, que agora não terá distinção entre o nome social e nome do registro civil, além do número de identificação único, integrado ao CPF (Cadastro de Pessoa Física).

"A procura está grande, por isso vamos aumentar o número de vagas para o mês que vem. No dia marcado, se for solteiro, a pessoa precisa trazer a certidão de nascimento e se for casado, a certidão de casamento. Como o documento terá o número do CPF, este também precisa estar regular”, afirmou o diretor do Instituto Estadual de Identificação, Márcio Cristiano Paroba.

Outros diferenciais do novo documento é que ele terá uma série de informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo, informações sobre doenças, número da carteira de trabalho, PIS/Pasep (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Após início dos procedimentos, a nova carteira de identidade deve ficar pronta em torno de 25 a 30 dias.

Mônica Riedel também emitiu documento. (Foto: Saul Schramm/GovMS)
Mônica Riedel também emitiu documento. (Foto: Saul Schramm/GovMS)

Como emitir o novo RG - O cidadão interessado pode agendar a emissão sem sair de casa. Basta acessar www.servicos.sejusp.ms.gov.br. Na data marcada, é necessário comparecer à unidade com CPF, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento. Já os documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, PIS/Pasep, tipagem sanguínea, título de eleitor e outros.

Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias