Parece inofensivo, mas guardar remédio no lugar errado afeta eficácia e faz mal
Na última terça, tweet viralizou após usuária relatar que amiga engravidou por deixar remédio no carro
Colocar remédio em caixinhas organizadoras na cozinha, no armário do banheiro, ou até mesmo em um necessaire na bolsa pode parecer inofensivo, mas o armazenamento inadequado de medicamentos pode afetar a eficácia e ainda fazer mal à saúde, é o que dizem especialistas.
Flávio Shinzato, presidente do CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia) de Mato Grosso do Sul, explica que medicamentos são produtos químicos e sofrem influência da temperatura, umidade e luz.
"Em alguns casos as composições perdem o efeito, eficiência e até mesmo se tornam um produto tóxico ao organismo, por isso é importante saber como armazenar", enfatiza.
De modo geral, os produtos são comercializados nas farmácias acompanhado de uma bula que, segundo Shinzato, precisa ser seguida. "Ao pegar o remédio, o paciente também precisa tirar dúvidas com o farmacêutico, para saber se aqueles medicamentos especiais, não comuns, precisam de medidas especiais como, por exemplo, a insulina, que é injetável e tem de ficar na geladeira de 2 a 8 graus, e outros medicamentos que têm de ficar em temperaturas mais frescas ao abrigo da luz", afirma.
Além disso, deixar os tabloides no fogão, perto de altas temperaturas e na janela, expostos ao sol e chuva, também podem impactar na sua disseminação no organismo humano. É vetado, ainda, retirá-los de suas embalagens originais até o momento do uso, para não sofrer mais interferências, já que as embalagens são protetoras.
Na mesma linha, a farmacêutica Flávia França, proprietária da Attive Pharma, em Campo Grande, destaca que até mesmo nas drogarias há uma força-tarefa para manter as substâncias na faixa etária de temperatura correta, entre 28, 29 e 30 graus.
"O melhor lugar é onde é fresco e não tenha umidade, as pessoas têm muito o costume de colocar em banheiro que é úmido. O ideal é colocar num armário em um lugar fresco e que seja seco", exemplifica.
Na última terça-feira (22), um tweet viralizou após uma usuária da plataforma relatar que uma amiga engravidou por deixar o anticoncepcional no carro, tomar e acabar perdendo sua eficiência.
É importante evitar deixar os medicamentos com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos. Só se deve colocar na geladeira remédios líquidos em caso de orientação de profissional da saúde.
Quem tem o costume de guardar comprimidos em recipientes precisa ficar atento no prazo de 48 horas, depois desse tempo eles podem ficar úmidos e sofrer alterações.
Outro cuidado muito importante é manter as pílulas individualizadas para evitar erros e trocas. Se o paciente perceber que o medicamento está manchado, com cor diferente e cheiro alterado, é necessário procurar um profissional antes de administrar a dose.