PF cumpre mandados contra fraudes em licitações de merenda escolar
Ao todo foram cumpridos 4 mandados de busca em apreensão, três em Campo Grande e um na cidade de Juti
A PF (Polícia Federal) deflagrou na manhã desta quinta-feira (18) a operação Isótita, para apurar fraudes em licitações para aquisição de alimentos para a merenda escolar. Ao todo foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão nas cidades de Juti e Campo Grande.
Foi apontado durante a investigação que empresários do ramo de comércio atacadista de produtos alimentícios do Estado estariam enganando o poder público, utilizando de documentos falsos para conseguirem tratamento diferenciado, apenas destinado às microempresas e empresas de pequeno porte em processos de licitação para merenda escolar.
Foram cumpridos três mandados em Campo Grande sendo dois na casa de empresários, que não tiveram a identidade divulgada, e outro em uma empresa que também não teve o nome divulgado.
O quarto mandado de busca e apreensão foi cumprido em Juti, cidade a 311 quilômetros de Campo Grande, na casa de um servidor público. O nome também não foi divulgado.
A operação, segundo a PF, tem o objetivo de apurar desvios de recursos provenientes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e assegurar a participação isonômica das empresas nas contratações públicas.
Além do peculato, também é apurada a possível prática dos crimes de dos crimes de corrupção ativa e passiva, uma vez que foram constatadas transações financeiras atípicas entre empresários e servidores públicos.