PM inicia "Operação Carnaval" na sexta, com foco em municípios turísticos
Bonito, Rio Verde e Corumbá vão receber maior número de policiais na ação; governo manteve ponto facultativo de Carnaval
A partir de sexta-feira (12), a PM (Polícia Militar) irá começar a “Operação Carnaval 2021”, desta vez, com objetivo de evitar aglomerações em espaços públicos ou privados, de uso coletivo, por conta da pandemia da covid-19. O foco de ação serão os municípios turísticos como Bonito, Rio Verde e Corumbá.
As festividades foram suspensas este ano, mas o governo estadual optou em manter o ponto facultativo.
Conforme calendário publicado no dia 18 de dezembro de 2020, servidores estaduais terão folga nos dias 15 (segunda) e 16 (terça) de fevereiro, além do dia 17 até às 13h, em razão da Quarta-feira de Cinzas.
Em nota, a PM divulgou a distribuição doas equipes, mas, sem detalhar quantos vão participar da operação.
Bonito, Rio Verde, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Chapadão do Sul receberão o maior número de policiais militares, contando com o apoio do efetivo administrativo da PM e das Unidades de Policiamento Especializado.
Equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Batalhão de Choque, polícia montada e BPTran (Batalhão de Policiamento de Trânsito) estarão a postos para “emprego em situações adversas, bem como nas blitz e, batidas policiais e fiscalização de estabelecimentos comerciais”.
Nas rodovias, as ações serão da PMR (Polícia Militar Rodoviária) e PMA (Polícia Militar Ambiental), a última, com foco em locais de turismo rural e de pesca.