ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  31    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Policiais que resgataram mãe e filho estão entre os 69 promovidos por bravura

Do total, 58 são policiais militares e 11 que atuam na Polícia Civil em Mato Grosso do Sul

Aletheya Alves | 31/12/2021 09:19
Policiais militares durante o resgate de mãe e filho na Capital. (Foto: Divulgação)
Policiais militares durante o resgate de mãe e filho na Capital. (Foto: Divulgação)

Neste mês, 69 policiais civis e militares foram promovidos por atos de bravura, concessão dada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para atitudes que extrapolam o dever legal dos policiais. Entre o total, 58 são militares dos quadros de praças e oficiais, enquanto 11 ocupam cargos de investigador e delegado.

Fazendo parte da listagem, o agora subtenente Ronei Marques do Carmo era sargento na época da ocorrência que gerou sua promoção por ato de bravura. No dia 26 de fevereiro de 2019, ele e outros quatro militares atuaram no salvamento de pessoas que estavam presas em alagamento na rotatória da Avenida Euler de Azevedo.

Puxando os fios da memória, Ronei explicou que realizava policiamento com o então cabo Samuel Barbosa de Lima, que foi promovido a 2º sargento também devido ao ato de bravura. Durante o trajeto, a dupla foi informada que dois motociclistas haviam caído devido à enchente causada pela forte chuva.

“Estávamos tentando acessar pela Rachid Neder, mas quando chegamos na Euler de Azevedo com Ernesto Geisel vimos que tinha um mar de água. Tinha um caminhão parado, carros inundados e um veículo sendo levado em direção ao leito do córrego. A morte daquelas pessoas seria iminente caso continuassem descendo”, explicou.

Confira o vídeo:

De acordo com o subtenente, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado, mas devido às ruas alagadas, o deslocamento das equipes iria demorar. O veículo ia em direção ao córrego, um HB20 branco, abrigava uma mãe e seu filho de 5 anos.

Com cordas oferecidas por um idoso, os militares conseguiram ancorar o veículo e seguiram em direção aos passageiros. “Amarrei a corda na minha cintura e o sargento Samuel também entrou na enchente. Ele ficou no poste de luz, me dando suporte para eu entrar na água. Consegui alcançar com muita dificuldade porque vinha galho de árvore batendo na perna, saco de lixo”, disse.

“Quando eu consegui alcançar o carro já tinha água dentro. A mãe estava pedindo pelo amor de Deus para não deixar eles morrerem”, Ronei narra. De acordo com o subtenente, outra viatura foi até o local para ajudar com o 1ª sargento Rodson Cleiver Viana da Cruz (que também recebeu promoção devido ao ato), cabo Vital e cabo João Mendes.

Após retirar a criança do veículo, os militares retornaram e conseguiram salvar a motorista. “Conseguimos resgatar os dois. Eles estavam em perigo iminente, mas outras pessoas também estavam ilhadas mais para cima, como perigo de rodar. Fizemos o resgate de mais pessoas”, completa.

Vídeos e fotos registraram os momentos de tensão na rotatória das avenidas Ernesto Geisel e Euler de Azevedo. No mesmo dia, horas antes, uma mulher precisou subir no próprio carro para não ser levada. A água estava na altura da cintura de pedestres que tentavam passar pelo local.

Para conferir a listagem completa de todos os policiais promovidos por atos de bravura, clique neste link.

Nos siga no Google Notícias