ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Produtores que usam agrotóxico contrabandeado são multados em R$ 1,9 milhão

MS é único Estado no Brasil onde o Ministério da Agricultura acompanha casos de importação ilegal do produto

Por Lucia Morel | 06/12/2023 18:58
Carga de defensivos contrabandeados apreendidos pela PRF no ano passado. (Foto: Divulgação)
Carga de defensivos contrabandeados apreendidos pela PRF no ano passado. (Foto: Divulgação)

Somente este ano, 58 produtores rurais foram autuados em Mato Grosso do Sul por uso de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai. O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) informou que nessa totalidade de procedimentos, R$ 1,9 milhão em multas foram aplicadas.

Publicações em Diário Oficial mostraram que esse tipo de autuação é comum no Estado, sendo o único no Brasil onde o Ministério faz esse tipo de acompanhamento, justamente devido à proximidade com Bolívia e Paraguai.

Informações do órgão federal enviadas ao Campo Grande News dão conta que o ministério e a Receita Federal no Estado são responsáveis pela fiscalização da entrada ilegal de defensivos importados e “somente no estado de Mato Grosso do Sul (…) por conta da proximidade com o Paraguai, que é a principal origem dos agrotóxicos contrabandeados”.

O produtor que for pego com agrotóxicos contrabandeados sofre a apreensão dos produtos e ainda autuações administrativas, como a multa.

Em 2019, dados do SindiVeg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Defesa Vegetal) apontavam que o Brasil era o maior consumidor mundial de agrotóxicos. E o mesmo órgão calculava que pelo menos 20% da aplicação provém de contrabando, sobre o qual não há nenhum controle. Nesses casos, os riscos à saúde de quem aplica ou consome vegetais em que foi usado o defensivo são imprevisíveis.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias