Receita apreende 3 toneladas de agrotóxicos contrabandeados
Produtos foram flagrados pela alfândega e seriam entregues na cidade de Sidrolândia
Caminhão com 3.150 Kg de agrotóxicos foi apreendido na cidade de Mundo Novo, a 463 quilômetros de Campo Grande, depois de ser abordado por servidores da alfândega da Receita Federal assim que entrou em Mato Grosso do Sul. O veículo foi considerado suspeito de transporte de agrotóxicos contrabandeados por servidores da delegacia da Receita em Cascavel, no Paraná.
Assim, na noite de sexta-feira (9), ele foi abordado com uma carga identificada como "Fertilizante Mineral Complexo", sem identificação do fabricante e com indícios de fraude, como erros de formatação no rótulo e palavras grafadas em espanhol. Além disso, o registro do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que havia no rótulo se referia a uma empresa de São Paulo, mas que não era mencionada na embalagem.
Quando os servidores realizaram procedimento de verificação física, constataram que a mercadoria transportada tinha apresentação idêntica ao agrotóxico benzoato de emamectina, produto frequentemente contrabandeado do Paraguai. De acordo com o motorista, a carga teria sido embarcada na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, e teria como destino a cidade de Sidrolândia, em MS.
O veículo e a carga foram apreendidos, e o motorista encaminhado à polícia judiciária. Procedimento de perícia determinará a real composição química do produto apreendido.