Operação conjunta entre Senad e PF prende operador de facções na fronteira
Nemesio Ortiz Silva, o “Nenecho”, foi capturado em local de produção de maconha na linha internacional

Ação conjunta entre a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai e a Polícia Federal brasileira prendeu nesta terça-feira (29) um importante fornecedor de maconha na linha internacional. Nemesio Ortiz Silva, o “Nenecho”, comanda grupo responsável por cultivar e processar a droga no lado paraguaio da fronteira, destinada ao mercado brasileiro.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Ele foi capturado durante a Operação Hovyũ, nos arredores de Yby Pyta, no departamento de Canindeyú, a menos de 50 km do território sul-mato-grossense. Há quase um ano a Senad, em coordenação com a PF brasileira, faz incursões na região para desmantelar a estrutura liderada pelo bandido mais procurado do Paraguai, Felipe Riveros Acosta, o “Macho”.
Acompanhada pelo promotor da Unidade Especializada de Luta contra o Narcotráfico, Juan Benegas, a ação ocorreu na propriedade rural onde a droga era processada e armazenada em barracões.
No local foi encontrada uma tonelada de maconha em diferentes fases de processamento. Também foram apreendidas uma escopeta calibre 16 e um rifle calibre 22, além de equipamentos usados para preparar a droga. Parte da maconha foi incinerada no mesmo local e as demais evidências levadas para o Escritório Regional da Senad em Saltos del Guairá.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.