Resultado de eleição para diretores escolares será divulgado na próxima segunda
Resultado será conhecido no próximo dia 4 e vencedores assumem cargo no dia 1° de janeiro do próximo ano
O resultado final das eleições que elegem diretores em 313 escolas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul será divulgado somente na próxima segunda-feira (4). Iniciado nesta quinta-feira (30) às 8h, o processo eleitoral aberto aos pais e familiares, alunos, se estende até às 21h, em votação que acontece nas escolas em que cada estudante está matriculado. Professores, coordenadores e administrativos também pode exercer o direito ao voto.
São 769 candidatos que disputam em todo o Estado. Após o fim da eleição, uma equipe passará a noite debruçada sobre a contagem de votos e posteriormente - dia 4 -, lançará os dados no sistema, votos expostos ao público aqui.
Após a divulgação dos vencedores, os candidatos interessados em recorrerem do pleito devem buscar recurso na terça-feira (5) e quarta-feira (6), com os resultados homologados na segunda-feira da próxima semana, 11 de dezembro.
No caso de candidatura por chapa, serão eleitos diretor e diretor-adjunto os integrantes da chapa que obtiver o maior percentual de votos válidos e, no caso de candidatura individual, será eleito o diretor o candidato que obtiver o maior percentual de votos válidos. Em caso de empate, os critérios serão: possuir licenciatura na área de educação, com especialização em Gestão Escolar; maior tempo de efetivo exercício no cargo de professor na unidade escolar em que concorre; de sua lotação; candidato mais velho.
Será designado para a função de diretor e de diretor-adjunto a chapa mais votada e, no caso de candidatura individual, o candidato mais votado para mandato de quatro anos, válidos entre 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2027.
Caso possua vínculo estatutário com outro ente federativo, a designação fica condicionada à comprovação de sua cedência para o Estado, ou seja, o vencedor terá de abrir mão do cargo anteriormente ocupado. Os votos do processo eleitoral serão lacrados e arquivados na unidade escolar, sob responsabilidade da Direção da escola, pelo prazo de 60 dias.
Votação - Na Escola Estadual Teotônio Vilela, a escolha dos pais e responsáveis é indicada em cédula de papel na sala de apoio psicológico.
Os profissionais da educação e do setor administrativo da escola votam em outra sala. Os alunos também votam em sala separada, sendo uma turma por vez, para não atrapalhar o andamento das aulas.
A organização e supervisão das eleições são feitas por comissão formada em cada escola. Um dos pais ou responsáveis por estudantes da mesma família, os próprios alunos, professores, coordenadores e servidores do setor administrativo poderão votar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.