Saúde e UFMS estendem acordo para estágio na “linha de frente” contra covid
Compromisso prevê contratação de estudantes de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a SES (Secretaria Estadual de Saúde) estenderam até 31 de dezembro deste ano acordo de cooperação para reforçar a rede de enfrentamento à pandemia de novo coronavírus com estudantes da área de Saúde.
O compromisso foi firmado para colocar em prática o programa “O Brasil Conta Comigo”, do governo federal, que prevê a contratação de estagiários para rede de Atenção Primária, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), hospitais, Dseis (Distritos Sanitários Especiais Indígenas), comunidades quilombolas e ribeirinhas.
O acordo entre UFMS e SES contempla estudantes dos quinto e sexto anos de Medicina, e do último ano dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. Em abril, quando o termo de cooperação foi assinado, 188 graduandos estavam inscritos no programa.
Os estudantes adeptos à iniciativa ganham bolsa de um salário mínimo para estágio supervisionado de 40 horas, e de meio salário mínimo para estágio de 20 horas, além de certificado de atuação.
Os alunos ainda recebem 10% de pontuação no ingresso em programa de residência.