Secretaria cria grupo para agilizar compras emergenciais para saúde
Grupo terá a missão de dar mais rapidez no processo de compra de equipamentos e itens para combate ao vírus
A Secretaria Estadual de Saúde e Funsau (Fundação de Serviços de Saúde) resolveram criar um grupo de trabalho emergencial para agilizar as compras de produtos, remédios e equipamentos de saúde, para o combate e tratamento dos casos de coronavírus nas unidades estaduais.
O grupo terá representantes da área de compras da Secretaria de Saúde e Funsau, que faz a direção do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Os trabalhos serão conduzidos pela Coordenação Geral de Compras da pasta estadual.
O decreto criando esta comissão ainda destaca que caso seja necessário, novas pessoas serão nomeadas para fazer parte do grupo de trabalho, para dar agilidade nestas compras. Eles serão responsáveis por providenciar os processos administrativos para as compras emergenciais, assim como acompanhar e monitorar, por meio eletrônico, as aquisições que estão sendo feitas no setor de saúde.
Também vão monitorar as emissões de notas de empenho, acompanhar contratos e documentos, assim como os prazos de entrega dos fornecedores. Entre as funções consta ainda pedidos de “dilação de prazo” para dar celeridade ao processo.
Controle Sanitário – O governo estadual também criou uma Comissão de Controle Sanitário, para atuar durante o período de pandemia e calamidade pública devido ao coronavírus. Este grupo terá dois representantes da Casa Militar, além de um membro da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), Sejusp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal).
Os integrantes da comissão terão foco em ações de combate sanitário na área da saúde, cabendo a Secretaria Estadual de Saúde a cobertura de recursos financeiros extraordinária, como compra de materiais de higienização, como álcool gel e máscaras, para a realização das atividades.
O governo ainda destacou que o protocolo de abordagem para as atividades serão definidos até o dia 31 de março. Os integrantes da comissão não receberão remuneração extra pelas atividades desenvolvidas. Esta é mais uma ação de combate a pandemia do coronavírus, que em Mato Grosso do Sul já tem 25 casos registrados, sendo 23 em Campo Grande.