ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  06    CAMPO GRANDE 36º

Cidades

SUS agora aceita autodeclaração de cor, orientação sexual e identidade de gênero

População pode autodeclarar informações referentes à raça, cor e nome social no aplicativo Meu SUS Digital

Por Mylena Fraiha | 08/07/2024 18:09
Página inicial do aplicativo Meu SUS Digital, onde informações sobre raça, cor, identidade de gênero e orientação sexual podem ser indicadas (Foto: Mylena Fraiha)
Página inicial do aplicativo Meu SUS Digital, onde informações sobre raça, cor, identidade de gênero e orientação sexual podem ser indicadas (Foto: Mylena Fraiha)

A partir desta segunda-feira (8), a população pode autodeclarar informações referentes à raça, cor e nome social no aplicativo Meu SUS Digital, além de orientação sexual e identidade de gênero na ficha de cadastro das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

A medida garante que todas as informações editadas e autodeclaradas tenham integração com o CadSUS (Cadastro Nacional de Usuários do SUS). Dessa forma, as informações declaradas no aplicativo serão espelhadas nos sistemas das unidades básicas de saúde de todo o país.

A iniciativa tem como objetivo garantir a integridade das informações dos cidadãos no SUS (Sistema Único de Saúde), aprimorar o mapeamento de condições de saúde de diversos grupos da sociedade, além de viabilizar políticas públicas específicas.

Como funciona - Ao acessar o app, o usuário será convidado a responder a autodeclaração, com uma mensagem sobre a importância da autodeclaração do campo raça/cor, que deverá ser preenchido de forma obrigatória.

No momento em que for editar este campo ou atualizar nome social e endereço, será necessário realizar a ação pela aba Meu Perfil, onde ele será direcionado para o Registro de Autodeclaração em três âmbitos, podendo corrigir ou incluir novas informações em seu perfil.

Para realizar a autodeclaração, é necessário que o usuário tenha uma conta com selo Ouro ou Prata de confiabilidade no portal GOV.BR. Caso o cidadão possua conta nível Bronze, a ferramenta dará as instruções para aumentar o nível de segurança.

População LGBTQIAPN+ - Nas UBSs, os campos de orientação sexual e identidade de gênero na ficha de cadastro de informação do cidadão são perguntas obrigatórias, feitas por profissionais durante o atendimento de saúde, com respeito à autonomia dos usuários, que podem escolher se querem ou não respondê-las.

Com a nova atualização, sete orientações sexuais podem ser escolhidas: heterossexual, gay, lésbica, bissexual, assexual, pansexual e outro. E sete identidades de gênero: homem cisgênero, mulher cisgênero, homem transgênero, mulher transgênero, travesti, não-binário e outro. A atualização de dados cadastrais acontece periodicamente, com a intenção de contribuir para um melhor cuidado da saúde LGBTQIAPN+.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias