ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Taxa de ocupação de leitos de UTI para enfrentar covid-19 é de 5,8% no MS

Balanço mostra disponibilidade de 152 leitos para tratar pacientes graves com coronavírus, sendo que oito estão ocupados

Rosana Siqueira e Tainá Jara | 26/04/2020 11:27
Um dos leitos de UTI montados no Hospital regional em, Campo Grande (Chico Ribeiro)
Um dos leitos de UTI montados no Hospital regional em, Campo Grande (Chico Ribeiro)

A sobrecarga da rede hospitalar devido a pandemia do novo coronavírus, ainda é temor hipotético no sistema de saúde de Mato Grosso do Sul. Taxa de ocupação de leitos, divulgada na manhã deste domingo, pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), é de apenas 5,8%. Portanto, dos 151 leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados para o tratamento de paciente graves de covid-19, apenas oito estão ocupados.

Já entre os leitos clínicos, a taxa é de 1,2%. Dos 866 disponibilizados na rede pública e privada, dez estão com pacientes em tratamento. "Este número nos dá garantia que todos cidadãos e cidadãs poderão ter condições de atendimento em caso da doença”, alegou o secretário de Saúde, Geraldo Resende, em transmissão ao vivo na manhã deste domingo.

Mesmo destacando a posição favorável do Estado em relação a outras unidades da federação que já vivem o caos do sistema hospitalar com a pandemia, Resende voltou a conclamar para que a população faça o isolamento social. ”Não saia de casa. Mantenhamos o nosso isolamento e procuremos ampliá-lo para que chegue a 70%. Quanto maior for nosso isolamento social menos casos nós teremos”, concluiu.

O secretário lembrou que MS tem 234 casos confirmados, 95 em isolamento social, 18 internados  e 114 recuperados. “São pessoas que já venceram a quarentena, estiveram tiveram internados em  UTIs ou enfermarias e temos 7 óbitos”, destacou Resende.

Novos -  Além dos leitos já habilitados para tratar pacientes de coronavírus, 151 leitos novos de UTIs.

Ele divulgou o mapa de leitos do Estado. “Conseguimos com apoio da Secretaria de Estado de Saúde, secretarias municipais de saúde construir e ampliar os leitos”, sinalizou.

A distribuição dos 151 leitos é feita da seguinte maneira: Corumbá 10 leitos; Coxim 5 leitos; Costa Rica 7 leitos podendo subir para 10; Chapadão 5; Paranaíba 10 leitos; Três Lagoas 11 leitos de UTIs com possibilidade ampliar para 18 leitos; Bataguassu 5 leitos; Campo Grande 141 leitos; Nova Andradina 18 leitos de UTis; Sidrolândia 5 leitos; Dourados 35 leitos e Ponta Porã são 12 leitos disponíveis.



Nos siga no Google Notícias