ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Troca no comando do Corpo de Bombeiros de MS é marcada por homenagens

Coronel Hugo Djan Leite foi exonerado e Frederico Reis Pouso Salas assumiu cargo

Guilherme Correia e Renata Volpe | 26/01/2023 11:10
Frederico foi homenageado pelo próprio pai, que foi bombeiro. (Foto: Marcos Maluf)
Frederico foi homenageado pelo próprio pai, que foi bombeiro. (Foto: Marcos Maluf)

Após dois anos na função, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Hugo Djan Leite passou a função durante solenidade, nesta quinta-feira (26), para o coronel Frederico Reis Pouso Salas.

Conforme decreto assinado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), a exoneração foi a pedido e também houve troca no subcomando, substituído por Adriano Noleto Rampazo.

Enquanto passava o comando, Djan Leite homenageou o colega de corporação e também agradeceu o apoio da esposa, Cris, citando música do cantor Roberto Carlos. Ele citou o coronel Artemison Monteiro de Barros, que também foi exonerado, e disse: "Assim começou a missão e assim terminamos”.

Ele comentou sobre o trabalho do governador Eduardo Riedel (PSDB), no apoio aos bombeiros. “Ontem era secretário e agora governador. É um cara diferenciado, com conhecimento único. A remuneração, as frotas novas, tudo passou pelas mãos do Riedel. Ele tem visão holística, técnica, e o Estado está em boas mãos”.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) também marcou presença. Djan Leite afirmou que a Assembleia sempre apoiou os projetos apresentados a favor da corporação.

Barbosinha, Antônio Carlos Videira, Paulo Corrêa e Eduardo Riedel estiveram no evento. (Foto: Marcos Maluf)
Barbosinha, Antônio Carlos Videira, Paulo Corrêa e Eduardo Riedel estiveram no evento. (Foto: Marcos Maluf)

Djan Leite lembrou de uma históriia com Frederico. Ele contou que o 'Fred', como o chama, foi acionado para combater incêndio no Pantanal. "Eu me mobilizei, porque é minha área e Fred disse que foi escaladao e atenderia o chamado. Mas, ele sofreu um acidente aéreo. Quando o recebi na Santa Casa, eu disse que era para eu estar no lugar dele”.

O titular da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, elogiou a atuação dos militares em Mato Grosso do Sul. “Hoje é uma solenidade coberta por histórias de vida, construídas com sangue, suor e dedicação”.

Ele relatou que os bombeiros tiraram o filho das ferragens, após um acidente, o que salvou a sua vida. “Hoje ele tem só uma marca de traqueostomia no pescoço, mas é saudável, forte e só perdeu o olfato. Ele está vivo graças ao socorro que teve dos bombeiros". O secretário estadual afirmou que os dois filhos passaram em concursos dos bombeiros e da Polícia Militar e que, portanto, devem “retribuir”.

Riedel, que também esteve em evento nesta quinta-feira, ressaltou ações feitas pelo Estado em prol do trabalho dos bombeiros, como a criação de um batalhão próprio em Bonito ou da estrutura montada para coibir incêndios no bioma pantaneiro. “Não é simples compor ao conjunto dos interesses e necessidades de um Estado. Todas as instituições públicas têm feito o dever de casa”.

Governador do Estado elogiou atuação da corporação. (Foto: Marcos Maluf)
Governador do Estado elogiou atuação da corporação. (Foto: Marcos Maluf)

Troca - Para assumir o comando do Corpo de Bombeiros, Frederico foi dispensado da função de confiança de subdiretor-geral do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). Djan Leite foi nomeado como diretor-geral da Defesa Civil no lugar do coronel Fábio Santos Coelho Catarineli.

O coronel Hugo Djan havia tomado posse como comandante dos bombeiros em março de 2021. Na época, ele assumiu o cargo deixado pelo coronel Joilson do Amaral.

Currículos - Frederico Reis Pouso Salas entrou na corporação do Corpo de Bombeiros em 1995, concluiu o curso de formação de Oficiais na Academia Militar de Paudalho em Pernambuco.

Na corporação, atuou como subdiretor do Ciops, diretor de Ensino, diretor de Pessoal e comandante da Academia de Bombeiros Militar.

Já Adriano Noleto Rampazo ingressou na corporação em 1995, concluiu o curso de formação de oficiais na Academia Militar de Paudalho em Pernambuco. Atuou como superintendente de Planejamento, Projetos e Ações Integradas das Políticas de Segurança Pública da Sejusp, além de coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual e Comandante do 1⁰ SGBM em Aquidauana.

Frederico foi escolhido para ser o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros. (Foto: Marcos Maluf)
Frederico foi escolhido para ser o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias