Veja as dicas da polícia para despistar ladrão e evitar furto de casa em viagem
Diversos cuidados e uso de alguns aparelhos de baixo custo podem retirar residência da mira dos ladrões
Furtos a residências de famílias que viajam no fim de ano são comuns, mas é possível tomar alguns cuidados para dificultar a ação dos criminosos, segundo a Polícia Civil. É possível despistar os ladrões e até evitar que a casa entre no roteiro de furtos.
A polícia orienta a não deixar luzes acesas durante o dia e a instalação de sensores ou aparelhos programados para que as lâmpadas acendam durante a noite. À venda em lojas de eletrônicos, os aparelhos têm preços acessíveis.
É preciso deixar alguém de confiança monitorando a casa para evitar o acúmulo de correspondências no chão ou caixa de correios. Também é importante que a pessoa mantenha o quintal limpo para a casa não ficar com aspecto de abandonada.
Outra estratégia é deixar um rádio ou televisor ligado e uma janela entreaberta para que os criminosos possam ficar em dúvida se tem ou não alguém na residência. Também há programadores para ligar e desligar aparelhos eletrônicos em horários determinados. É importante não divulgar nas redes sociais que vai sair de férias.
Objetos de valor e dinheiro devem ser deixados em uma agência bancária antes de seguir viagem. Também é recomendado levar as chaves da casa e dos veículos e não deixar em local inapropriado, como debaixo do tapete, próximo à janela ou a um vaso de plantas. Em condomínios fechados ou edifícios, a recomendação é não deixar as chaves na portaria.
A polícia orienta ainda que seja instalado um sistema de monitoramento por câmeras e cerca elétrica. O sistema de alarme só é recomendado se tiver um serviço pago de monitoramento ou o controle de um vizinho de confiança, do contrário o alarme irá disparar e perturbar a vizinhança, além de alertar o criminoso de que não tem ninguém na casa.
O interfone também só é bom se o morador tiver um sistema de atendimento via celular, para que possa responder remotamente quando tocar. Grupos de vigilância compartilhada entre vizinhos por meio de aplicativos de mensagens, como Whatsapp, também podem ajudar a evitar um furto. Também é importante não deixar objetos de valor expostos na varanda ou em locais visíveis que chamem atenção dos bandidos.
Chame a polícia - A Polícia Militar atende pelo telefone 190 e a Guarda Civil Metropolitana pelo 153. Em casos de furto é importante registrar o boletim de ocorrência para que a Polícia Civil investigue e possa recuperar os objetos.
No site da Polícia Civil há uma lista com o endereço e telefone de todas as delegacias de Campo Grande e das cidades do interior de Mato Grosso do Sul. Clique aqui para acessar a lista.