Vigilância Sanitária atualiza regras sobre rotulagem de industrializados
Novo manual conta com 207 orientações sobre o marco regulatório em vigência desde 2023
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atualizou, na tarde desta sexta-feira (12), a página de perguntas e respostas sobre as novas regras de rotulagem nutricional de alimentos industrializados. Agora, o documento conta com 207 orientações sobre marco regulatório que entrou em vigência no ano passado.
De acordo com a agência, muitos consumidores tinham dificuldade em entender todas as informações relacionadas aos nutrientes de cada alimento. "[...] Assim, a revisão conduzida buscou aprimorar as regras para declaração da rotulagem nutricional, com o objetivo de facilitar sua compreensão pelos consumidores brasileiros”, informou a Anvisa em nota à imprensa".
A intenção, segundo a agência, é que as modificações realizadas no documento ajudem no uso das informações nutricionais para a realização de escolhas alimentares conscientes e adequadas às necessidades individuais do consumidor.
Dentre as mudanças estão regras sobre a rotulagem nutricional de adoçantes dietéticos. Nesses casos, a rotulagem deve conter a declaração de advertência “Diabéticos: contém...”, seguida do nome dos mono ou dissacarídeos, em negrito, no caso de glicose, sacarose ou frutose; além da orientação “Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico”.
Segundo a Anvisa, também foram revisadas perguntas e respostas no intuito de fornecer maior clareza e precisão acerca de açúcares adicionados presentes em ingredientes usados como fonte de fibras alimentares “à luz da diversidade de nomenclatura, composição e métodos empregados na produção destes ingredientes”.
Foram incluídas ainda perguntas e respostas para esclarecer alguns requisitos de legibilidade da declaração simplificada e da declaração linear da tabela nutricional, para que esse tipo de informação tenha identidade visual única.
Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais.