Visitas penitenciárias são liberadas novamente a partir desta quarta-feira
Decisão tem como base o avanço da vacinação entre custodiados e servidores da Agepen no Estado
A partir desta quarta-feira (16), a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) libera novamente as visitas nos presídios de Mato Grosso do Sul. A decisão foi tomada pelo Comitê para Gestão e Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 durante reunião nesta terça-feira (15).
Com o avanço da pandemia, as visitas foram suspensas no dia 26 de janeiro e a decisão de liberação tem como base os dados da Agepen que mostram o alto índice de vacinação entre servidores penitenciários e presos no Estado, além das estratégias de biossegurança contra a doença. A retomada será gradativa.
De acordo com os dados da Divisão de Recursos Humanos, 1.758 profissionais tomaram as duas doses ou a dose única. O número corresponde a 94% do total de servidores ativos, além de 19.620 custodiados imunizados completamente (2ª dose e dose única) e 1.626 com a dose de reforço.
A portaria deve ser publicada no Diário Oficial do Estado de amanhã, mas segundo a Agepen, todo preso terá direito a receber um visitante por dia, sendo duas visitas no período de trinta dias, desde que cumpram os requisitos estabelecidos.
Os dias de visita serão definidos pela direção de cada unidade penal e devem acontecer entre das 9h às 15h. As primeiras penitenciárias a receberem a liberação são as Masculinas de Regime Fechado da Gameleira I e II.
Nas duas unidades, a visitação será dividida em dois grupos: o primeiro entra às 09h e saída às 11h30 e o segundo grupo das 13h às 15h30, conforme pavilhão a ser definido pelas direções.
Para conferir o cronograma de cada unidade, basta acessar o site da Agepen clicando aqui.