Operação faz novas notificações contra transporte irregular de passageiros
Agetran, Ciptran, Agepan e PRE atuam na operação. Para coibir o transporte clandestino é preciso a colaboração do passageiro.
Operação conjunta da Agetran, Ciptran, Agepan e PRE fez novas notificações hoje, no segundo dia de fiscalização na MS-060, entre Campo Grande e Sidrolândia, para coibir o transporte irregular de passageiros. Foram notificados um condutor de veículo Uno e o motorista de um ônibus. O Uno transportava quatro pessoas supostamente eram passageiros. Já o ônibus estava com a certidão de vistoria vencida.
A Agepan monitora em torno de 60 veículos suspeitos de transportar passageiros e vai manter a operação por tempo indeterminado. A fiscalização, que começou ontem, está concentrada no KM 369 da MS-060. Atuam fiscais da Agepan, policiais rodoviários estaduais e agentes de trânsito. Nessa manhã foram expedidas também duas multas de trânsito.
Ontem, pelo menos um veículo foi apreendido e um motorista foi notificado. Em razão da distância considerada curta, de 60 quilômetros, muitos moradores de Sidrolândia trabalham em Campo Grande e acabam estimulando o transporte informal. A Agepan nota que para coibir o transporte clandestino é preciso a colaboração do passageiro, atentando para o fato de que a falta de regulação impõe riscos ao usuário do transporte. A Agepan só pode autuar quando ficar configurada a relação de consumo.
Os ‘vanzeiros’ ou ‘lotações’ irregulares não passam por vistoria, não há garantia de manutenção regular o veículo e não há como exigir padrão de atendimento. “É uma preocupação que passa pela segurança, pela mecânica, pelas condições de transporte, higiene e limpeza”, informa a Agepan, que já desenvolve um programa de qualificação do transporte regular de passageiros para melhorar a prestação dos serviços.