André diz que obras do Aquário do Pantanal começam em março
Megaestrutura abrigará mais de 350 espécies
O governador André Puccinelli (PMDB) anunciou nesta manhã que as obras do Aquário do Pantanal, que será construído dentro do Parque das Nações Indígenas, começam em março de 2011.
A afirmação foi feita durante a liberação do fluxo da avenida Ceará, em Campo Grande. Os envelopes de licitação das empresas interessadas da obra foram abertas na metade do mês passado.
O Aquário custará cerca de R$ 80 milhões e foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake. O local abrigará mais de 350 espécies de animais, como répteis, peixes e crustáceos.
A estrutura tem 90 metros de comprimento e 18 de altura. O prédio possuirá um amplo saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete, biblioteca e bancada de interação, entre outros detalhes.
Escadas rolantes, comuns e elevadores próprios para portadores de necessidades especiais levam o visitante aos 20 tanques.
São 16 no interior do aquário e quatro externos, além de um ambiente especial para as sucuris.
Nos ambientes externos, ficarão plantas nativas do Pantanal, jacarés, ariranhas e lontras, entre outros animais.
Conforme o arquiteto, a pessoa "mais apressada" levará 40 minutos para visitar todas as dependências do aquário.
Toda a megaestrutura deve ficar pronta até o fim do ano que vem. O projeto será distribuído em uma área de 17 mil metros quadrados, com sua entrada voltada para a avenida Afonso Pena.