Academias suspendem atividades para proteger alunos do coronavírus
Conselho Regional de Educação Física emitiu nota com informações técnicas para evitar transmissão comunitária do vírus
As maiores academias e vários estúdios de Campo Grande decidiram, antes mesmo da prefeitura recomendar, suspender temporariamente as atividades em uma tentativa de proteger alunos e profissionais da contaminação pelo coronavírus. Até o momento, são sete casos confirmados da doença em Mato Grosso do Sul.
Na segunda-feira (16), a Via Olímpica, por exemplo, publicou nota nas redes sociais da academia informando sobre a suspensão das atividades a partir do dia seguinte. Conforme o comunicado da empresa, a decisão segue recomendações do Cref (Conselho Regional de Educação Física), em consonância com as orientações do Ministério da Saúde e dos poderes Executivo Municipal, Estadual e Federal.
"Suspenderemos nossas aulas coletivas e retornaremos quando houver recomendação para tal ação", informaram. A unidade da Fórmula Academia no Shopping Campo Grande, suspendeu todas as suas atividades, devido ao risco de contaminação da doença.
Suspensão também por 15 dias na Smart Fit que, publicou nas redes sociais um aviso de suspensão das atividades “no Brasil e América Latina a partir de quinta-feira (19) por um prazo de, pelo menos, 15 dias”. Ainda conforme o comunicado, neste período os alunos não serão cobrados. O abano deve ocorrer na próxima mensalidade.
E não são apenas as grandes academias, mas estúdios também estão decidindo pela suspensão mesmo trabalhando com limites de aluno por horário. A professora Cláudia Maia, proprietária de espaço que leva o mesmo nome, é uma das que decidiram pela interrupção temporária das atividades.
Cláudia conta que a partir desta quinta-feira (19) não haverá mais atendimento no espaço. “Tenho alunos médicos, que estão na linha de frente. Eles me disseram que não viriam e nos orientaram também a se precaver”,diz.
A decisão, segundo ela, é uma forma de cuidar dos alunos. “É melhor ficar em casa, em segurança”. A preocupação agora é quanto aos prejuízos. “Se precisar ficar fechado mais de um mês não sei como será”, lamenta.
O CREF (Conselho Regional de Educação Física) emitiu nota técnica aconselhando a realização de atividades físicas em ambientes arejados. Caso as academias decidam manter as atividades o ideal é adotar medidas para reduzir significativamente a aglomeração de alunos.
Matéria editada às 21h13 para correção de informação**