ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 27º

Enquetes

Enquete: 91% não estão a procura de vacina contra a dengue

Resultado da enquete do Campo Grande News aponta que apenas 9% procuraram o imunizante

Por Jéssica Fernandes | 11/01/2025 07:10
Enquete: 91% não estão a procura de vacina contra a dengue
Profissional do SUS imunizando criança em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Enquete realizada pelo Campo Grande News sobre a procura da vacina contra a dengue no Estado revela que a maioria, que corresponde a 91% dos votos, não procurou a vacina contra a dengue. Apenas 9% dos leitores que participaram responderam que já procuraram a vacina, disponível gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde) e também na rede particular.

A bula da vacina Qdenga, aprovada pela Anvisa, permite o uso para pessoas entre 4 e 59 anos. No entanto, não há estudos específicos para pessoas com 60 anos ou mais, o que pode reduzir a eficácia para esse público devido ao envelhecimento do sistema imunológico. Apesar disso, um médico pode prescrever a vacina para pacientes acima dessa faixa etária, embora seja uma indicação fora da bula, o que traz incertezas quanto à segurança e eficácia.

A vacinação contra a dengue em 2025 continuará focada em crianças entre 10 e 14 anos no SUS, que é a faixa etária definida com base em orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) por ser o grupo de maior risco de hospitalização.

Enquete: 91% não estão a procura de vacina contra a dengue
Resultado da enquete mostra que 91% dos votantes não procuraram a vacina contra a dengue.

A vacina Qdenga também estará disponível para a população em geral na rede particular, mas com doses limitadas. Os preços variam entre R$ 350 a R$ 490 por dose.

MS - Em 2024, Mato Grosso do Sul enfrentou um cenário preocupante em relação à dengue. Foram registrados 16.229 casos confirmados e 32 óbitos, o que representa uma letalidade de 0,20% e uma mortalidade de 1,16 por 100 mil habitantes. Para combater o avanço da doença, o Estado recebeu 207.796 doses da vacina e já aplicou 121.368 delas em parceria com as secretarias municipais de saúde.

Para este ano, o Ministério da Saúde projeta um aumento significativo no número de casos de dengue em Mato Grosso do Sul e outros cinco estados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias