ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

“Administrar para o servidor”, diz Ayache, que parte para 4ª mandato na Cassems

O plano de saúde opera no “azul”, com registro de superávit de R$ 18 milhões no ano passado

Aline dos Santos | 01/03/2023 11:47
Ayache (à direita) cumprimenta Antônia (à esquerda), servidora do HR e mesária voluntária na eleição. (Foto: Messias Ferreira/Cassems)
Ayache (à direita) cumprimenta Antônia (à esquerda), servidora do HR e mesária voluntária na eleição. (Foto: Messias Ferreira/Cassems)

Com chapa única, eleição da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul) deve levar o médico cardiologista Ricardo Ayache ao quarto mandato de presidente do plano de saúde, que atende 215 mil pessoas e tem a maior rede hospitalar do Estado.

Nesta quarta-feira (dia primeiro), 50 mil beneficiários podem participar das eleições para eleger a diretoria para o quadriênio 2023 a 2027. Além de Ayache para presidente, a chapa única “Cassems de Todos Nós” tem os vice-presidentes Ademir Cerri e Alexandre Júnior Costa. Ricardo comanda a Cassems desde 2010.

“Nós temos muitos projetos pela frente. Dentre eles, a inauguração do hospital de Dourados, que será amplo, com 157 leitos, muito moderno e com tecnologia de ponta para atender aquela região tão importante do nosso Estado. Temos também como projeto a implantação da UTI e do serviço de hemodinâmica em Ponta Porã. A entrega da ampliação do hospital de Aquidauana, totalmente reformulado e modernizado. Além de colocar à disposição de Aquidauana um serviço de ressonância nuclear magnética”, afirma Ayache.

O futuro do plano também inclui a implantação de serviço de telessaúde, com atendimento por videoconferência para facilitar o acesso dos pacientes do interior. “São projetos estratégicos para quatro anos e estão em fase de planejamento”, diz o presidente da Cassems.

O plano opera no “azul”, com registro de superávit de R$ 18 milhões no ano passado. A rede tem 10 hospitais e 2.950 funcionários. “É administrar voltado para os interesses dos servidores públicos, com muita seriedade, com transparência e com muito conhecimento estratégico do setor. Para que permitisse à Cassems se posicionar no mercado de Saúde. Hoje nós temos a maior rede hospitalar de Mato Grosso do Sul e isso acaba consolidando esse projeto dos servidores públicos do Estado”.

Desde a criação há duas décadas, o maior desafio foi a pandemia de covid. “Trouxe impactos econômicos importantes, mas os investimentos realizados valeram muito à pena. O índice de recuperação dos pacientes com covid foi muito acima da média no Brasil. Enquanto a média nacional de recuperação foi de 62% a nossa, nos hospitais Cassems, foi de 89%”, destaca Ayache.

Votação na sede administrativa da Cassems, em Campo Grande. (Foto: Messias Ferreira)
Votação na sede administrativa da Cassems, em Campo Grande. (Foto: Messias Ferreira)

Já uma das ações mais importantes da gestão foi efetivada em 2022. “Todos os projetos têm valor enorme. O hospital de Campo Grande é um marco para o atendimento hospitalar em nosso Estado. Os hospitais do interior ajudam a desenvolver a Saúde nas menores cidades. Mas tem um projeto que tem um grande valor que foi implantado no último ano, que é o Centro de Transplante de Medula Óssea. Foi o primeiro do Estado. Isso tem grande valor porque nós conseguimos oferecer para a população um atendimento de alta complexidade. Hoje, Mato Grosso do Sul  faz parte dos 11 Estados que oferecem esse tipo de procedimento. Isso tem uma dimensão muito importante para nós”.

Na sede administrativa da Cassems, na manhã desta quarta-feira, o candidato da chapa única recebia abraços e felicitações. Um dos mais efusivos foi de Judite Adolfo Mendonça, 92 anos.

“Meu presidente”, disse a senhora, que foi votar e também cumprimentar Ayache, que é seu médico cardiologista. “Sou atendida pela Cassems faz tempo, melhor plano do Brasil”, conta Judite, servidora aposentada. “Fazia o cafezinho do Tribunal de Justiça”, rememora.

Aos 92 anos, Judite (à esquerda) foi votar na eleição da Cassems. (Foto: Messias Ferreira)
Aos 92 anos, Judite (à esquerda) foi votar na eleição da Cassems. (Foto: Messias Ferreira)

Funcionária do HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian  desde 1998 e beneficiária, Antônia dos Santos Arruda foi mesária voluntária. “O plano é muito bom”,diz.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Jucli Stefanello, a expectativa é de que o resultado seja divulgado na sexta-feira. “Vamos receber as urnas de todo o Estado. Vêm de Porto Murtinho, Sete Quedas, Sonora, de todos os cantos”.

Para auxiliar no deslocamento dos servidores públicos estaduais em Campo Grande, ônibus circulou no Parque dos Poderes com destino à sede da Caixa de Servidores, na Rua Antônio Maria Coelho, 6065.

Rede - A Cassems foi criada em 2000, a partir da extinção do Previsul, órgão que oferecia assistência à saúde aos servidores públicos estaduais. Os recursos vêm de desconto na folha de pagamento dos servidores associados, acrescidos de uma parcela percentual do Estado.

São 76 unidades de atendimento em todo o Estado, com mais de 2 mil profissionais nas áreas de medicina, odontologia, fisioterapia,  terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e nutrição.

Veja a lista de locais de votação por municípios:

Três Lagoas:

- Unidade Regional de Três Lagoas

- Hospital Cassems de Três Lagoas

- Unidades locais: Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria

Jardim:

- Unidade Regional de Jardim

- Unidades locais: Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho

Naviraí:

- Unidade Regional de Naviraí

- Hospital Cassems de Naviraí

- Unidades locais: Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Juti, Mundo Novo, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru

Nova Andradina:

- Unidade Regional de Nova Andradina

- Hospital Cassems de Nova Andradina

- Unidades locais: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Bataiporã, Ivinhema e Taquarussu

Paranaíba:

- Unidade Regional de Paranaíba

- Hospital Cassems de Paranaíba

- Unidades locais: Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica e Inocência

Ponta Porã:

- Unidade Regional de Ponta Porã

- Hospital Cassems de Ponta Porã

- Unidades locais: Amambai, Antônio João, Aral Moreira e Coronel Sapucaia

  Aquidauana:

- Unidade Regional de Aquidauana

- Hospital Cassems de Aquidauana

- Unidades locais: Anastácio, Bodoquena, Dois Irmãos de Buriti e Miranda

 Campo Grande:

- Sede da Cassems: Antônio Maria Coelho, número 6065

- Unidade Cassems/Detran: Rodovia MS-80, KM 10, S/N – Conjunto José Abrão

- Unidade Cassems/Hospital Regional – Avenida Engenheiro Lutero Lopes, número 36 – Conjunto Aero Rancho

- Centro Médico e de Diagnóstico Avançado (CMDA) – Rua Príncipe Ranier, número 84 – Bairro Royal Park

- Clínica da Família Cassems – Rua Pestalozzi, 234 - Chácara Cachoeira

- Unidade Cassems Carandá Bosque – Rua Boipeva, número 184 – Bairro Carandá Bosque I

- Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) – Rua São Paulo, número 68 – Bairro Centro

- Centro de Prevenção em Saúde – Rua Abrão Julio Rahe, número 97 – Bairro Centro

- Hospital Cassems Campo Grande – Avenida Mato Grosso, número 5151 – Bairro Carandá Bosque

- Unidades locais: Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Paraíso das Águas e Terenos

Corumbá:

- Unidade Regional de Corumbá

Coxim:

- Unidade Regional de Coxim

- Unidades locais: Alcinópolis, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora

Dourados:

- Unidade Regional de Dourados

- Hospital Cassems de Dourados

Unidades locais: Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Rio Brilhante, Vicentina e Laguna Carapã.

Nos siga no Google Notícias