ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  24    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Adolescente que agrediu guarda em terminal é transferida para Unei

Irmão da jovem nega que ela estava usando droga e que a abordagem não foi por esse motivo

Ana Beatriz Rodrigues e Geniffer Valeriano | 06/09/2023 20:34


O adolescente de 17 anos envolvido na confusão com os guardas civis metropolitanos, na noite de terça-feira (5), no Terminal Júlio de Castilho, disse que o que aconteceu com ele e com a irmã gêmea foi uma situação de “racismo”. Ele ainda afirmou que a jovem foi transferida na manhã desta quarta-feira para a Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco.

“Ele cometeu racismo em mim quando me tratou que nem bandido, não precisava me tratar que nem cachorro”, alegou o jovem ao Campo Grande News na tarde desta quarta-feira. O menino contou que alertou a irmã dizendo “ó os guardinhas lá” e acredita que o agente se sentiu ofendido pela fala dele.

A mãe dos adolescentes disse que a irmã sempre o protegeu, “até brigar na escola por ele ela já brigou”, comentou a mulher de 34 anos.

Durante a entrevista na casa da avó na região do Bairro Silvia Regina, região oeste da Capital, a família dos estudantes disse que já foi atrás de um advogado e que vai entrar com uma ação por conta da maneira que foram abordados e pela menina ter sido agredida por um guarda homem.

O adolescente que está cursando o terceiro ano do Ensino Médio nega que a irmã estava fumando maconha. “Tem um vídeo que dá para ver que ela está com um cigarro normal na mão. E a minha irmã desmaiou porque usaram arma de choque nela”, finalizou o jovem.

Vídeo enviado ao Campo Grande News mostra o momento em que a jovem dá um soco no peito do servidor e passa a ofendê-lo.

As imagens foram feitas por um rapaz que assistiu à confusão e mostram a menina descontrolada e sendo contida por outros guardas civis. Na sequência, ela parece desmaiar e uma enfermeira que estava no local ajuda a socorrer a estudante. O Corpo de Bombeiros foi acionado e ela encaminhada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Santa Mônica.

Adolescente que agrediu guarda em terminal é transferida para Unei
Adolescente envolvido em confusão segura o punho esquerdo (Foto: Paulo Francis)

Posicionamento – Em nota, a Guarda Civil Metropolitana informou que está em todos os lugares públicos para cumprimento da lei e da ordem pública. Infelizmente, neste terminal "havia adolescentes mal-educados e infratores fazendo uso de entorpecentes".

A justificativa segue explicando que “o guarda educadamente foi dialogar e foi recebido de forma grosseira e agressiva". "Infelizmente, não podemos admitir isso, principalmente um agente da segurança pública que sai para proteger as pessoas do bem e manter a ordem pública. Em flagrante, as medidas foram tomadas e ainda dado total apoio aos adolescentes e ambos encaminhados à delegacia respeitando a integridade física deles”, disse o secretário especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga da Silva Assis.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias