Adolescentes fazem novo "bate-grade" em Unei e PM reforça área externa do local
Os 24 adolescentes infratores, que promoveram há alguns dias um motim na Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco, em Campo Grande, realizaram novamente ontem (23) um “bate-grade” no local. O grupo da ala B, que havia sido transferido para a ala C da unidade, aproveitou o horário de visitas para se mostrarem agitados e gritarem com os agentes e policiais plantonistas.
“São os mesmos adolescentes que promoveram este barulho, aproveitando o horário das visitas. Mas não passou disso e logo a situação foi controlada. Com a primeira confusão, os agentes penitenciários estão mais atentos e a presença da Polícia Militar foi reforçada no lado externo da Unei”, afirma o superintendente de assistência sócio-educativa, que gere as Uneis, Rubens Grandini.
Com relação a decisão judicial que restringe a intervenção ostensiva da polícia nas unidades de internação, devendo ser realizada somente após noticiar o juiz, o promotor de Justiça e o defensor público, Grandini diz que a ordem já está valendo. “Não faço juiz de valor porque se trata de uma ação judicial, então estamos cumprindo”, finaliza o superintendente.
Motim – Na sexta-feira (14), os adolescentes da ala considerada a “menos pacífica”, atiraram pedras, barras de ferro e o que mais tinha na mão contra os agentes, que não conseguiram conter as chamas dos 20 colchões que foram queimados. O prejuízo ainda é calculado, mas seria maior do que os R$ 36 mil de prejuízo da última tentativa de rebelião, realizada em 2012.