ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Aluno autista é agredido e após pedido de providências, colega é suspenso

Criança sofre bullying desde o começo do ano, sendo chamado de "doente mental"

Lucia Morel | 05/06/2023 19:14
Aluno autista é agredido e após pedido de providências, colega é suspenso
Joelhos de menino de 12 anos ficaram ralados após agressão. (Foto: Direto das Ruas)

Aluno de 12 anos da Escola Estadual Blanche dos Santos Pereira, no Jardim Tijuca, foi agredido durante o intervalo das aulas na quinta-feira da semana passada, dia 1º de junho. Autista, ele não quer mais ir à escola com medo de apanhar novamente e a mãe pede providências da instituição para que a situação não se repita.

Maria Rafaela Carvalho de Araújo, de 40 anos, reclama que esta não é a primeira vez que o filho é vítima por ser autista, pois além de já terem pisado em seu pé de propósito, também o chamam de “doente mental”. “Ele apanhou na escola pelo simples fato de ser autista”, lamentou a mãe. Desde então, ele não quer mais ir à escola.

Nesta última agressão, o garoto que o agrediu deu uma cotovelada em sua boca, o derrubou no chão e tentou enforcá-lo enquanto jogavam futebol. Os joelhos acabaram ralados e outros três colegas o socorreram.

Aluno autista é agredido e após pedido de providências, colega é suspenso
Lábio de garoto ficou machucado após levar cotovelada. (Foto: Direto das Ruas)

“Ninguém da escola, nem diretora, nem coordenadora viram nada”, contou Maria Rafaela, que ainda reclama do fato de não ter sido informada corretamente sobre a gravidade da situação do filho, já que segundo ela, quem ligou pra ela disse apenas que o filho havia se desentendido com um colega.

A mãe registrou boletim de ocorrência relatando a situação e ata da escola sobre o fato foi redigida apenas no dia seguinte. No documento, a escola se defende informando que as auxiliares de coordenação, coordenadora e diretor estavam em atendimento quando o filho de Maria Rafaela chegou para ser recebido pela direção e por isso o acolhimento não foi imediato.

Conforme a mãe, o filho perdeu prova na sexta-feira e a aula hoje por medo de ir para a escola e ser agredido novamente. “Eu queria que esse tipo de situação não se repita mais. Que se trabalhe a conscientização dos alunos e que a escola seja mais rigorosa nessa questão de bullying”, sustentou. Ele estuda na Blanche desde o começo deste ano na 6ª série.

Aluno autista é agredido e após pedido de providências, colega é suspenso
Trecho de ata da escola, lavrada em 2 de junho. (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado de Educação informou que “o estudante que fez a agressão foi suspenso” e que “a SED acompanha o caso por intermédio da Coordenadoria de Gestão Escolar”. Por fim, disse que a informação recebida pela pasta foi de que houve uma discussão entre os estudantes durante uma prática esportiva. “Seguindo os protocolos da Rede, os responsáveis foram chamados para devido comunicado e aplicação do regimento escolar”. A suspensão é temporária.

Nos siga no Google Notícias