Alvo de furtos de fios, Terminal Guaicurus fica sem luz e bebedouro
Usuários do transporte público temem roubos com moradores de rua circulando diariamente no local
O Terminal Guaicurus, que fica no Bairro Jardim Monumento, amanheceu sem luz em um dos corredores, pois fios foram furtados durante a madrugada desta sexta-feira (13). Um bebedouro também foi levado.
Quem trabalha como ambulante no local conta que os moradores de rua são os responsáveis pelos furtos. Equipes da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) estiveram no terminal fazendo reparos hoje.
No terminal, funciona o Núcleo Operacional Bandeira da GCM (Guarda Civil Municipal), mas pessoas que pegam ônibus todos os dias reclamam da falta de uma ronda de guardas a pé fiscalizando para evitar furtos e importunação de moradores de rua, que passam pelo local diariamente.
A secretaria Isabele Souza, de 25 anos, conta que entram várias pessoas em situação de rua, geralmente para mexer no lixo procurando alguma coisa. Usuários do transporte contam que houve outros furtos na quarta (11) e quinta-feira (12).
“É raro, mas, às vezes, eles mexem com quem está nos ônibus, gritando, pedindo dinheiro. Não me sinto segura. Uma amiga minha já foi furtado e nem percebemos. Os guardas é difícil ver por aqui e quando passam, é de carro. Pego ônibus todos os dias e quase não os vejo”, comenta Isabele.
O vendedor ambulante, Ivanir Cardoso, de 59 anos, diz que guardas fazem rondas a pé e de carro. Ele chegou a ver um dos furtos dos últimos dias.
“Já vi o guarda andando aqui e vejo também os carros passando sempre. Na quarta-feira, vi um cara furtando. Outros furtos não vi. Eles são malandros, por isso a gente não se mete. Para mim, nunca chegaram a pedir nada, mas pedem para os usuários do terminal. Se me pedir, falo que não tenho porque estou aqui trabalhando”, diz o vendedor.
No Núcleo Operacional, os guardas preferiram não comentar sobre os furtos e informaram que a assessoria da prefeitura deveria ser procurada para tal. A reportagem aguarda resposta da Prefeitura de Campo Grande sobre o assunto.