ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Apae terá “Dia D” para conscientizar mães e pais sobre parto prematuro

Evento será na próxima segunda, às 8h30, na recepção Infantil do CER/Apae, na Vila Progresso

Por Mylena Fraiha | 14/11/2024 15:29
Fachada do prédio da do CER/APAE, na Vila Progresso, em Campo Grande (Foto: Divulgação)
Fachada do prédio da do CER/APAE, na Vila Progresso, em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Na próxima segunda-feira (18), a Apae/CG (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande) realizará o Dia D da Prematuridade, que busca educar sobre ações preventivas e o impacto do parto prematuro. O evento acontecerá às 8h30, na recepção Infantil do CER/Apae (Centro Especializado em Reabilitação da Apae), na Rua Carlinda Tognini, 251, Vila Progresso, em Campo Grande.

A palestra contará com a participação do pediatra Paulo Siufi Neto, diretor clínico da unidade, e da professora mestra Fabiana Maria das Graças de Oliveira, vice-presidente da Federação das Apaes de Mato Grosso do Sul. Ambos abordarão temas como o suporte educacional e assistencial oferecido às famílias de bebês prematuros.

O evento faz parte do Novembro Roxo, mês dedicado a conscientizar a sociedade sobre as causas e consequências do parto prematuro, uma das principais preocupações de saúde infantil no Brasil e no mundo.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, todos os anos, mais de 13 milhões de bebês nascem prematuros no mundo. No Brasil, 12% dos nascimentos ocorrem antes das 37 semanas de gestação, o que significa que 1 em cada 10 bebês é prematuro.

Essa condição é a principal causa de mortalidade infantil entre crianças menores de cinco anos e está associada a sérias complicações, como paralisia cerebral, deficiência intelectual e problemas visuais, decorrentes da imaturidade do sistema nervoso central.

“Diagnósticos precoces são essenciais para minimizar os impactos da prematuridade. Exames como o Teste do Pezinho, que deve ser repetido em bebês prematuros, garantem um acompanhamento mais detalhado e preciso”, explica Josaine Palmieri, coordenadora técnica do IPED/Apae (Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnóstico).

Atendimento - Segundo o presidente da Apae/CG, Luiz Cesar Nocera, o Dia D será fundamental para fortalecer o atendimento integrado aos prematuros oferecido pelas três unidades da instituição.

A IPED/Apae realiza exames fundamentais, como o Teste do Pezinho. A CER/Apae (Centro Especializado em Reabilitação da Apae) oferece reabilitação para crianças com sequelas da prematuridade. Já a CEDEG/Apae (Centro de Educação Especial Girassol) presta suporte escolar para crianças que enfrentam deficiências graves.

“Nossa atuação vai além do diagnóstico. Buscamos proporcionar suporte integral às famílias e promover uma sociedade mais acolhedora para mães, gestantes e bebês”, destaca Luiz.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias