ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 35º

Diversão

Campo Grande terá mostra literária de pessoas com deficiência

Por Thailla Torres | 15/10/2024 11:40
Um dos momentos mais aguardados é a roda de conversa com Caio Henrique, autor do livro Diário do Caio Henrique. (Foto: Caio Henrique)
Um dos momentos mais aguardados é a roda de conversa com Caio Henrique, autor do livro Diário do Caio Henrique. (Foto: Caio Henrique)

Começa no dia 26 de outubro a Inclui MS – I Mostra Literária de Pessoas com Deficiência, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, a partir das 7h, com uma programação que destaca a inclusão e diversidade no universo da literatura.

O evento promove a expressão artística e literária de pessoas com deficiência com rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e exposições, e promete uma imersão completa em uma literatura acessível e inspiradora. O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo de Mato Grosso do Sul.

A programação começa logo pela manhã com a abertura oficial, seguida de declamação de poema em Libras. Um dos momentos mais aguardados é a roda de conversa com Caio Henrique, autor do livro Diário do Caio Henrique - Uma história de persistência e conquista, mediada por Telma Nantes, Subsecretária de Pessoas com Deficiência.

Outros destaques incluem as rodas de conversa com Shirley Vilhalva, autora de Despertar do Silêncio, e Cris Souza, autora de As Aventuras de Pitita, a Perninha Sapeca, que ocorrerão ao longo da manhã, seguidas de uma apresentação de poesia por Mirella Bellatore.

À tarde, o público poderá participar de oficinas que incentivam a criatividade e expressão artística, como a oficina de Literatura Surda, Contos Infantis e Adaptações em Libras e a Oficina Pigmentação da Resistência, ministrada por Sol Terena. Essas oficinas, com vagas limitadas, são uma excelente oportunidade para aprender e se aprofundar em práticas culturais inclusivas.

A noite será dedicada à Mostra Cultural, com apresentações que vão da declamação de poesia à dança e música. O espetáculo teatral Cegalidades, apresentação de dança do ventre inclusiva Sem Limites e será realizado ao vivo o show do Trio ABC, um grupo de músicos cegos, são algumas das atrações que prometem encantar o público. Além disso, a mostra contará com stands de livros de artistas com deficiência, feira inclusiva e uma exposição de artes visuais da APAE com visita guiada.

Toda a programação será acessível com intérpretes de Libras, audiodescrição, accessibilidade física e arquitetônica , abafadores de sons e ruídos para pessoas TEA e braille.

Durante o evento, ocorrerá o mapeamento Acessa Mais, uma ação inédita no Mato Grosso do Sul, promovida pelo Inclui em parceria com o Mapeamento Acessa mais, com o objetivo de ampliar o protagonismo no acesso cultural. O projeto é uma colaboração entre o Ministério da Cultura e a Universidade Federal da Bahia e busca identificar, em todo o território brasileiro:

Artistas com deficiência que atuem nas áreas de artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música, performance, teatro e artesanato;

Agentes culturais com deficiência, como produtores, curadores, gestores e profissionais de áreas técnicas (iluminação, cenografia, trilha sonora, figurino, operação de som e luz, montagem cênica, edição audiovisual, editoração de livros, entre outros);

Profissionais, com ou sem deficiência, que trabalham com acessibilidade cultural, como audiodescritores, tradutores de Libras, legendadores, consultores de acessibilidade, entre outros.

Esse mapeamento também será utilizado como subsídio para a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), proporcionando dados essenciais para o avanço da acessibilidade cultural na região.

Nos siga no Google Notícias