ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 36º

Capital

Após ação da PM, três agressores são presos por descumprir medidas protetivas

Ao todo, foram 139 medidas protetivas de urgência fiscalizadas nesta sexta-feira em Campo Grande

Bruna Marques | 01/04/2023 08:53
Polícia Militar foi para as ruas fiscalizar medidas protetivas. (Foto: Bruna Maques/Arquivo)
Polícia Militar foi para as ruas fiscalizar medidas protetivas. (Foto: Bruna Maques/Arquivo)

Durante ação da Polícia Militar para fiscalizar se agressores estão cumprindo medidas protetivas de urgência, três homens foram presos em flagrante, nesta sexta-feira (31), desobedecendo a ordem judicial e se aproximaram das mulheres, vítimas das ocorrências.

De acordo com o balanço divulgado pela Polícia Militar, ao todo, foram 139 medidas protetivas de urgência fiscalizadas, destas, 54 estão sendo cumpridas corretamente, segundo as vítimas que foram visitadas pelos policiais.

A princípio, as guarnições saíram do Comando Geral na manhã de ontem com 165 verificações que deveriam ser feitas nas sete áreas de Campo Grande, porém 68 vítimas não foram encontradas e os policiais também não conseguiram contato com elas por telefone.

Durante as fiscalizações, 11 mulheres vítimas de violência doméstica relataram para as equipes que os homens não estão cumprindo as medidas protetivas, tentando aproximação indo até suas residências ou entrando em contato através de ligações e mensagens.

A orientação da Polícia Militar para esses casos é que as vítimas procurem a Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) para registrar boletim de ocorrência de descumprimento de medida protetiva.

Além disso, três mulheres informaram que querem a revogação da medida protetiva, porque acreditam que o problema tenha sido resolvido. Os policiais orientaram que elas se dirijam até a Delegacia de Polícia para solicitar a anulação da ordem judicial.

Ação de fiscalização - Antes da ação, os policiais militares receberam instruções no Comando Geral, localizado no Parque dos Poderes, na manhã desta sexta-feira (31). Na ocasião, foi transmitido um vídeo no qual cita Mato Grosso do Sul como um dos estados mais violentos do Brasil. Somente na Capital, segundo o subdiretor de policiamento comunitário, tenente coronel Carlos Magno, são 5,8 mil medidas protetivas ativas em aberto.

Nas sete áreas, 40 policiais em 20 viaturas entraram em contato com a vítima para saber se está sendo cumprida a medida. "Se não estiver, a equipe vai orientar a vítima para que procure a delegacia e denuncie o descumprimento. Se o autor for flagrado desrespeitando, será preso em flagrante", explica Magno, que comandou a ação.

Além da fiscalização de 140 vítimas, parte do efetivo vai ser empregado para outras 25 visitas técnicas. "O objetivo também é encorajar as mulheres, abraçá-las, para que se sintam apoiadas e vejam que as medidas estão sendo fiscalizadas", pontua o tenente. Ao fim do dia, a PM fará um balanço da ação.

Nos siga no Google Notícias