Após festas de fim de ano, Capital tem 30% de testes positivos para covid-19
Além do alto índice de casos positivados, a procura por testagem também disparou
Após as festas de fim de ano, dispararam o número de testes positivos para covid-19, em Campo Grande. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou nesta quarta-feira (4) que 30% dos testes feitos na rede pública nos primeiros dias de janeiro deram positivos.
Além do alto índice de casos positivos, a procura por testagem também disparou, na comparação com os meses de novembro e dezembro de 2022.
De acordo com o balanço da Secretaria Municipal de Saúde, em novembro foram realizados 6.226 testes de covid-19, com uma média diária de 150 a 200 testes. Em dezembro, a testagem apresentou uma alta considerável. Foram realizados 12.098 testes, uma média de 250 a 300 por dia. Nos três primeiros dias de janeiro, a média diária passou para 350.
Realização de testes – A Prefeitura de Campo Grande disponibiliza exames para detecção da covid-19 nas 74 unidades básicas e de saúde da família distribuídas nas sete regiões urbanas e distritos do município, de forma gratuita e por demanda espontânea - ou seja, sem necessidade de agendamento prévio.
O exame é recomendado para pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre e dor de cabeça. No caso do teste de antígeno, o resultado fica disponível em no máximo 20 minutos. Quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento.
O paciente sintomático conta ainda com o serviço de Teleantedimento da Sesau, no qual pode entrar em contato pelo número 2020-2170 e receber orientações de um profissional sobre as medidas de prevenção e onde buscar atendimento, caso seja necessário. O serviço funciona diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.