ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, DOMINGO  01    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Após fuga de presos, policiais penais fazem manifestação na Máxima

São nove tópicos defendidos, entre eles o fim da sobrecarga dos servidores e problemas estruturais

Por Kamila Alcântara | 05/03/2024 20:53
Sindicato convoca agentes penitenciários para manifestação em frente a Máxima (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Sindicato convoca agentes penitenciários para manifestação em frente a Máxima (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Após a fuga de dois internos do Estabelecimento Penal de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, em Campo Grande, o Sinsap/MS (Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso do Sul) convocou os trabalhadores para manifestação por melhorias nas condições de segurança das unidades prisionais. A ação está marcada para quarta-feira (6), às 8h30, na porta do presídio, no Jardim Noroeste.

No comunicado enviado pelo sindicato, são nove tópicos defendidos, entre eles, o fim da sobrecarga dos servidores, problemas estruturais e o aumento da jornada de trabalho. Segundo o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago, é preciso aproveitar o momento para tentar conquistar as melhorias que pedem há anos. Também estão elencados desvio de função e até adoecimento dos trabalhadores.

“É um momento crucial, de crise do sistema prisional. O fato da fuga não é isolado, isso com certeza irá motivar ainda mais tentativas de fugas e outras unidades penais também sofrerão. A culpa é do sistema estar em defasagem, e não do servidor”, enfatizou.

Após a fuga de Douglas Luan Souza Anastácio, de 33 anos, e Naudiney de Arruda Martins, 32 anos, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) reativou o monitoramento de mais uma das torres de segurança da muralha da unidade. O sindicato acredita ser medida como paliativa e reforça a necessidade de aumento do efetivo.

“Foi dada uma ordem na Máxima para ativar mais uma torre, mas como fazer isso sem efetivo? Ao invés de conduzir alguns servidores para lá e ter as condições necessárias, só deram essa ordem absurda”, avaliou o presidente do sindicato.

Questionada pela reportagem, a Agepen informou que não foi comunicada oficialmente pelo sindicato e, por isso, não vai se pronunciar sobre as manifestações.

Douglas e Naudiney fugiram nesta madrugada e ainda não foram capturados (Foto: divulgação)
Douglas e Naudiney fugiram nesta madrugada e ainda não foram capturados (Foto: divulgação)

O caso - A fuga ocorreu por volta das 3h30 de segunda-feira (4), pelo muro e com auxílio de uma corda. Quatro detentos alojados no pavilhão 6 da Máxima usaram corda para escapar, porém, dois deles acabaram recapturados.

Douglas e Naudiney conseguiram fugir, mas outros dois homens foram recapturados durante a ação, foram isolados em cela disciplinar e responderão, ainda, a procedimento administrativo.

Quem tiver informação sobre os dois pode acionar a PM (Polícia Militar) pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias