ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Camelódromo de Campo Grande funcionará com energia solar

Agems e Energisa firmaram parceria nesta terça para implementar adequações energéticas no centro comercial

Gabrielle Tavares | 30/08/2022 15:27
Carlos Alberto de Assis, da Agems, durante assinatura de contrato com a Energisa. (Foto: Divulgação/Agems)
Carlos Alberto de Assis, da Agems, durante assinatura de contrato com a Energisa. (Foto: Divulgação/Agems)

O Camelódromo de Campo Grande passará a funcionar utilizando energia fotovoltaica até 2023, produzida a partir da luz solar. O centro comercial será beneficiado com a parceria da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) com a Energisa, que assinaram contrato nesta terça-feira (30).

As antigas lâmpadas também serão substituídas por outras de LED. De acordo com a Agems, além de gerar economia financeira aos comerciantes, a modernização reduzirá impactos ambientais com a substituição de equipamentos antigos por outros mais eficientes.

Com 473 lojas, 16 salas adicionais e circulação diária de 5 mil pessoas, o local foi escolhido para integrar o programa de eficiência energética,  implementado pelas distribuidoras de energia elétrica, regulado e fiscalizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e previsto na Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000.

Ele implica que as concessionárias de energia destinem anualmente 0,5% da sua receita operacional líquida (ROL) em projetos de eficiência energética, com o objetivo de estimular o uso racional de energia elétrica.

“Estamos trazendo energia de qualidade, energia limpa e barata, e tenho certeza que isso vai ajudar muito daqui para frente”, avaliou o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis.

O diretor de Energia e Gás da Agems, Valter Almeida, também destacou que a iniciativa também beneficiará os consumidores, que terão disponível um ambiente mais confortável e adequado para realizar as compras.

“A Agems periodicamente avalia a integridade e a conformidade financeira dos projetos de eficiência energética realizados pelas distribuidoras que atuam no Estado”, pontuou Almeida.

As instalações devem começar em outubro e terminar em dezembro deste ano, e vai contemplar a área interna e externa do Camelódromo, os boxes, banheiros, corredores e salas adicionais. As obras também incluem avaliação elétrica do sistema de refrigeração, assim como a retirada e descarte correto dos materiais antigos.

Nos siga no Google Notícias