Campanha da Fraternidade completa 60 anos com apelo de “olhar para o outro”
O lema é extraído do evangelho de Mateus: “vós sois todos irmãos e irmãs”
A Campanha da Fraternidade, que completa 60 anos em 2024, traz um pedido simples, mas aparentemente muito difícil nos tempos em que olhos só ficam grudados nos celulares: olhar para o outro.
A iniciativa da igreja católica tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”. O lema é um versículo extraído do evangelho de Mateus, “vós sois todos irmãos e irmãs”.
“Desta vez, é um tema abrangente. O objetivo geral é despertar em nós o valor e a beleza da fraternidade humana. A campanha é uma proposta da igreja inspirada pelo papa Francisco”, afirma o arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa.
Durante entrevista coletiva, ele destacou que a campanha de 2024 convida a todos para uma verdadeira mudança, com a busca do diálogo. “A descoberta do outro como alguém que merece respeito, acolhida”.
Dom Dimas afirma que as pessoas não conversam mais, nem se olham mesmo sendo vizinhas.
As ações da campanha buscam “resgatar a identidade pessoal, cultivar a espiritualidade de comunhão, identificar as nossas falsidades, formar-se para a abertura da diversidade, dialogar sempre e celebrar a vida do outro”.
O período da campanha terá atividades como vias sacras, celebrações penitenciais e círculos bíblicos nas comunidades.
No próximo domingo (dia 18), acontece a abertura solene da Campanha da Fraternidade, com celebração no Ginásio Dom Bosco, em Campo Grande, a partir das 9h.
No Domingo de Ramos, em 24 de março, a coleta de todas as doações em dinheiro para as paróquias são divididas entre a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e instituições de caridade.
Durante a quaresma, que começou nesta Quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2024 busca fazer um caminho em três perspectivas: primeiro, incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; segundo, impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família e, terceiro, a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.